Jogo da ética do CAU – CAU/SP

Portal da Transparência

230804_Banner Jogo Ética_Mobile (1)
230815_Banner Jogo Ética 3_Mobile
230815_Banner Jogo Ética 2_Mobile
next arrow
previous arrow
Apresentação
Download do jogo
Como jogar
Mapa do Território Paulista: descubra onde os elementos do jogo se localizam
Dicas para o exercício
ético profissional
Código de Ética e Disciplina para Arquitetos e Urbanistas
Saiba mais
Referências e Bibliografia
Queremos saber sua opinião
29.05.2024

Apresentação

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CAU/SP, por meio de sua Comissão de Ética e Disciplina do CAU/SP (CED-CAU/SP), definiu como um de seus objetivos estratégicos desenvolver ferramentas que pudessem estimular a capacitação dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo no que se refere à conduta profissional e contribuir para a divulgação do Código de Ética do CAU/BR de forma ampliada.

Nesse sentido, considerando o perfil dos Arquiteto(as) e Urbanistas registrados no CAU/SP, bem como o dos graduandos em Arquitetura e Urbanismo, iluminaram-se novas possibilidades, destacando-se aí os jogos educativos, que podem conferir um aspecto lúdico a objetos de aprendizagem e/ou qualificação normalmente considerados “áridos”.

Nesse contexto de transformações tecnológicas e de ferramentas de ensino, e de desenvolvimento de novas estratégias e abordagens sobre o exercício ético da profissão, a CED-CAU/SP, desde 2021, passou a desenvolver uma linha de ação que pudesse contemplar novas ferramentas e viu, no desenvolvimento de um jogo eletrônico, a possibilidade de simular situações e obstáculos semelhantes aos vivenciados pelos profissionais de Arquitetura e Urbanismo em seu dia a dia, que pudessem levar o usuário desse aplicativo a refletir sobre questões relacionadas ao Código de Ética e Disciplina do CAU/BR. As situações, sanções e recompensas tratadas no âmbito do jogo são meramente didáticas e estritamente aplicadas no âmbito do jogo eletrônico.

Essa linha de ação foi sendo desenhada ao longo de 2022 e concretizou-se em 2023, ganhando o nome de Jogo da Ética do CAU.

Além das questões e informações relacionadas ao Código de Ética, os objetivos iniciais do jogo foram ampliados, trazendo informações sobre as diversas possibilidades de atuação dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo em seus onze campos de atuação. Além disso, o Jogo da Ética do CAU objetivou representar a estrutura organizacional do CAU/SP e sua divisão em escritórios descentralizados, criando onze cenários com dez elementos de arquitetura, urbanismo e paisagismo em cada um, que pudessem transmitir não só a complexidade do território paulista como também a importância da produção de arquitetos(as) e urbanistas em diversos períodos da história.

Esse projeto insere-se no âmbito do Planejamento Estratégico do CAU/SP, que buscou traduzir os desafios do Conselho, cumprindo as finalidades do CAU/SP junto aos profissionais e relaciona-se de forma transversal com outras comissões do CAU/SP, assim como com  os programas  CAU/SP Digital, que abrange um conjunto integrado de plataformas, sistemas informacionais e infraestruturas (TIC) para modernização, estruturação e gestão digital do CAU/SP, visando à excelência na gestão, prestação de serviços e difusão de informações de interesse público de modo a refletir a realidade contemporânea e viabilizar mecanismos digitais para participação dos profissionais no Conselho; e CAU/SP Valorização Profissional, um conjunto articulado de projetos de fomento e valorização profissional, com ênfase nas dimensões pública e social da Arquitetura e Urbanismo, contemplando a diversidade de práticas, saberes, atuações, perfis e necessidades dos profissionais.

O Jogo da Ética do CAU é, assim, a ferramenta que o CAU/SP disponibiliza aos profissionais registrados, docentes, recém-formados, graduandos e à sociedade de um modo geral, para melhor conhecer as duas funções deontológicas do Código de Ética e Disciplina do CAU: educativa e coercitiva. Por meio do Jogo, é possível aprender sobre os princípios e valores que regem a ética profissional do arquiteto(a) e urbanista bem como as consequências do seu desconhecimento e descumprimento, que podem gerar, mesmo no jogo, penalizações indesejáveis, num cenário lúdico que remeta a complexa diversidade da produção cultural paulista. 

A adoção de condutas éticas no cotidiano profissional dos arquitetos(as) e urbanistas – e a contribuição do Jogo de Ética do CAU para tal – contribui diretamente para a maior valorização profissional.

Desejamos a todos(as) um excelente Jogo! 

Download do Jogo

O Jogo da Ética do CAU é um jogo educativo de perguntas e respostas, com um cenário interativo composto de diferentes elementos da arquitetura, urbanismo e paisagismo do estado de São Paulo.

Baixe agora mesmo e bom jogo!

Em breve também disponível para download nas lojas de aplicativos para celulares Android e iOS. 

Como jogar

O Jogo da Ética do CAU é um jogo educativo de perguntas e respostas, com um cenário interativo composto de diferentes elementos da arquitetura, urbanismo e paisagismo do estado de São Paulo.  

ATENÇÃO!

O Jogo, por enquanto, não tem opção de salvamento! Por isso, para não perder o seu progresso, não feche o aplicativo antes do final do Jogo. É possível deixar o Jogo em segundo plano e retornar à tela em que parou, desde que o Jogo não seja fechado.  

 

Agora é com você! Bom Jogo! 

  • O Jogo começa no interior do prédio do CAU/SP, onde você pode pagar a Anuidade e o Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) clicando no ícone $. Você começa o Jogo com 16 arquimoedas!  
  • Para andar, clique na tela, para direita ou esquerda, na direção em que deseja mover o seu personagem. 
  • Interaja com o mapa do estado de São Paulo, clicando no ícone logo abaixo dele e escolha uma Regional e um campo de atuação para explorar. 
  • Na regional escolhida, interaja com os 10 elementos daquele espaço, clicando no ícone (i) que aparece do lado direito da tela. Ali, você saberá mais informações sobre o elemento escolhido e responderá uma questão. Caso acerte, você ganhará arquimoedas! Lembre-se de interagir com todos os elementos e de ter arquimoedas o suficiente para pagar a anuidade e o RRT.  
  • Você deve pagar a Anuidade e o RRT em cada uma das regionais escolhidas, clicando no ícone ($), à esquerda da tela. O pagamento do RRT deve ser feito antes de você chegar no 9º elemento da regional escolhida e a anuidade deve ser paga antes de você escolher uma nova regional, sob pena de pagar os valores acrescidos de multa. Uma dica: os pagamentos podem ser feitos diretamente no prédio do CAU/SP ou na própria regional escolhida! 
  • E lembre-se: nos dois primeiros anos de formado (nas duas primeiras regionais escolhidas), você terá 50% de desconto na anuidade!
  • No ícone ($) dentro das regionais, você também pode contratar um estagiário, que irá te acompanhar até o final da regional escolhida e tem o poder de excluir uma alternativa errada de uma pergunta (com exceção das perguntas relacionados com o Código de Ética). 
  • Nas perguntas relacionadas com o Código de Ética você poderá contar com a ajuda do “Platão”, clicando no ícone à esquerda da tela.
  • Após interagir com o último elemento da regional, caminhe para a direita até o prédio do CAU e interaja novamente com o mapa de SP, escolhendo outra regional e campo de atuação. Uma dica: antes de chegar no prédio do CAU, você poderá realizar uma atividade extra, um “Quebra-cabeça”, e conseguir mais arquimoedas.

  • O objetivo do Jogo é chegar na Regional São Paulo. Para isso, você precisa completar 5 regionais, à sua escolha. 

Mapa do Território Paulista:

Descubra onde os elementos do jogo se localizam

Dicas para o exercício ético profissional

O uso das redes sociais para a divulgação e publicidade de serviços em arquitetura e urbanismo é uma realidade para grande parte dos profissionais. Separamos algumas dicas importantes para o uso ético dessa importante ferramenta: 

  • Precifique o seu trabalho somente quando solicitado por seu cliente e após conhecer o escopo do que será desenvolvido
  • Divulgue dados e/ou imagens de trabalhos realizados somente com autorização/anuência do cliente ou de outros profissionais envolvidos no projeto e/ou obra
  • Mencione parceiros profissionais em suas publicações
  • Identifique a autoria de imagens de referência utilizadas
  • Compartilhe sua rotina em obra e divulgue seu processo de trabalho
  • Lembre-se que a boa divulgação do seu trabalho contribui para a valorização profissional!

A prática da Reserva Técnica consiste no recebimento, pelo arquiteto e urbanista, de uma comissão ou benefício do fornecedor pela indicação de seus produtos ou serviços, muitas vezes sem conhecimento do contratante/cliente. Confira as dicas sobre o tema:

  • Essa prática é VEDADA e vale não só para o recebimento em dinheiro, mas também na forma de brindes, como produtos e viagens. 
  • Cuidado com o oferecimento de lojas e empresas para indicar seus produtos. Lembre-se que você é um profissional altamente qualificado, que define suas escolhas pela qualidade técnica do produto
  • Sempre deixe claro para o seu contratante/cliente que ele é o único responsável pela sua remuneração, que a escolha final sobre os fornecedores é dele e que você é contra a prática de Reserva Técnica.
  • Lembre-se que a atuação ética valoriza o seu trabalho! 

O direito autoral da produção do Arquiteto e Urbanista deve ser sempre devidamente reconhecido. Além disso, é importante manter uma conduta profissional entre colegas Arquitetos(as) e Urbanistas. Confira as dicas sobre esse tema:

  • Verifique se há outros colegas envolvidos ou que estiveram envolvidos em estudos, projetos, reformas ou obras para os quais tenha sido contratado
  • Na reformulação de um projeto, reforma ou execução de obra de autoria de outro profissional, informe-o imediatamente
  • Mencione sempre o trabalho em equipe e coautoria. O trabalho intelectual dos colegas deve ser respeitado
  • Ao divulgar seus processos de trabalho, identifique a autoria de projetos e imagens de referência, sejam seus ou de colegas

O contrato é indispensável em qualquer prestação de serviço, pois é uma garantia para ambas as partes. Não é à toa que o contrato é exigido pelo Código de Ética de forma a garantir que os serviços tenham qualidade, prazos e preço justo. Confira as dicas sobre esse tema:

  • Conheça previamente as condições da prestação de serviços e, somente após obter informações necessárias e suficientes, apresente, POR ESCRITO, uma proposta técnica
  • Estabeleça, POR ESCRITO, um contrato de prestação de serviços que aponte claramente para o objeto, condições e prazos, custos e etapas, forma de pagamento e responsabilidades de cada parte
  • Emita RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) de cada serviço e APENAS para aqueles para os quais foi contratado. Deixe SEMPRE muito claro quais são suas responsabilidades e limites previstos no contrato
  • Atenção: o não cumprimento injustificado do contrato, no todo ou em parte, pode indicar que você foi desidioso, o que é uma infração ética.

A execução dos serviços deve seguir o CONTRATO e ser desenvolvida com qualidade, de acordo com a legislação e normas existentes, e dentro dos prazos e custos previstos. Separamos importantes dicas sobre o tema: 

  • Quando se é responsável pela execução da obra, essa responsabilidade abrange não só os aspectos éticos, mas inclui responsabilidade civil (com possibilidade de indenização financeira e ambiental) e criminal (quando ocorre acidente na obra) 
  • Cuide da equipe que realiza o serviço, pois TUDO o que essa equipe fizer, ou deixar de fazer, É DE SUA RESPONSABILIDADE
  • Verifique toda a legislação e normas existentes e relacionadas com o serviço, pois se existir desconformidade, será de sua responsabilidade
  • Durante a realização do serviço, registre e arquive toda a comunicação entre você, seus contratantes e membros da sua equipe, através de diário de obra, e-mails, aplicativos de mensagem e SEMPRE faça aditivos contratuais quando existirem alterações de responsabilidades, custos ou prazos

O “acobertamento” é o termo utilizado para definir a prática de “emprestar o nome” a outro profissional ou a um leigo para realização do serviço como se fosse seu. É comum alguém pedir a emissão de RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) por não poder fazê-lo. O leigo que assim procede pratica o exercício ilegal da profissão, e o profissional que aceita essa prática, que se caracteriza como infração ética, pode ter consequências judiciais, civis e criminais. Confira as dicas sobre o tema:

  • Emita RRT somente dos serviços que realmente prestou e jamais emita RRT para atender interesses de terceiros sem que realmente tenha domínio da situação.
  • Lembre-se sempre que, ao ser  o responsável técnico por uma empresa de outra pessoa, tudo o que for realizado por ela será de sua responsabilidade.
  • Tenha cuidado com solicitações que parecem ser triviais, todo serviço pode ter consequências.

Referências e Bibliografia

O Jogo da Ética do CAU foi desenvolvido tendo como referência e fundamento diferentes e importantes fontes bibliográficas e documentais.

As referências específicas de cada elemento constam no ícone “Referências” dentro do Jogo da Ética do CAU.

Todas as “dicas” das questões sobre Ética foram extraídas da obra:

MELLO FILHO. João Honório de. Ética em Arquitetura e Urbanismo: Comentários ao Código de Ética e Disciplina do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. Brasília: Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, 2018.

Destacamos aqui outras referências e fontes de informação que podem ser consultadas para o aprofundamento nos temas e elementos presentes no Jogo da Ética do CAU:

Queremos saber a sua opinião

O Jogo da Ética do CAU é um jogo educativo, que foi desenvolvido para vocês, Arquitetos(as) e Urbanistas e, por isso, gostaríamos de saber a sua opinião.
Com o objetivo de torná-lo melhor e alcançar mais profissionais, pedimos que respondam o nosso formulário de Avaliação e Sugestões de aprimoramento:

Lembramos que todas as respostas do formulário são anônimas e serão utilizadas apenas para a finalidade de desenvolvimento e melhoria do jogo.

Desde já, agradecemos e contamos com a sua participação! 

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo