Ensino e Formação – CAU/SP

Portal da Transparência

Ensino e Formação

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CAU/SP, por meio da Comissão de Ensino e Formação – CEF-CAU/SP, que desempenha um papel fundamental na coordenação de atividades relacionadas à formação profissional, e da Coordenação Técnica de Ensino e Formação, criou esta página especificamente para atender dúvidas e demandas de alunos(as), professores(as), coordenadores(as) e demais agentes envolvidos no ensino e formação na Arquitetura e Urbanismo em São Paulo e no Brasil.

Disponibilizaremos aqui documentos, legislações, notícias, links úteis e demais informações relativas à vida acadêmica. Em caso de dúvidas, solicitações, sugestões, dentre outros, entre em contato com o setor de Ensino e Formação. Encaminhe um e-mail para ensino@causp.gov.br.

 

LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL

LEI FEDERAL N° 9394 , de 20 de dezembro de 1996
Estabelece as diretrizes e bases para educação nacional.

PORTARIA NORMATIVA Nº 40, de 12 de dezembro de 2007
Institui o e-MEC, sistema eletrônico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação da educação superior no sistema federal de educação.

RESOLUÇÃO Nº 6, de 2 de fevereiro de 2006
Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo e dá outras providências.

RESOLUÇÃO Nº 2, de 17 de junho de 2010
Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo, alterando dispositivos da Resolução CNE/CES nº6/2006.

PORTAL MEC
Diretrizes Curriculares – Cursos de Graduação.

 

ORIENTAÇÕES PARA DOCENTES E PESQUISADORES

RRT Docente e Pesquisador
Manual de Orientações pra Emissão do RRT no SICCAU.

CAU/SP mais perto das Instituições de Ensino
Entre em contato com a Comissão de Ensino e Formação (CEF-CAU/SP) e agende atividades para sua instituição. As comissões do CAU/SP oferecem palestras, oficinas e minicursos para docentes e estudantes.
Entre em contato com a nossa Comissão de Ensino e Formação: cef@causp.gov.br
Faça um agendamento de palestra para seus estudantes: ensino@causp.gov.br

 

COMUNICADOS E AÇÕES DA CEF-CAU/SP

V Fórum de Coordenadores de Cursos de Arquitetura e Urbanismo
Realizado no dia 04/08/2023, de forma presencial na sede do conselho, o V Fórum de Coordenadores de Cursos de Arquitetura e Urbanismo teve como tema central as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e o estágio supervisionado em Arquitetura e Urbanismo.  Veja como foi a programação.

CEF-CAU/SP publicou manifestação sobre a qualidade do ensino e formação dos Arquitetos e Urbanista
Veja a manifestação clicando aqui.

Justiça dá decisão a favor do CAU/SP em caso de solicitação de registro profissional
11ª Vara Cível da Justiça Federal de São Paulo decidiu favoravelmente ao CAU/SP no julgamento de mandato de segurança movido por graduado em Arquitetura e Urbanismo, que teve negado seu registro profissional. Saiba mais.

Fóruns regionais fomentam debate sobre temas fundamentais da Arquitetura e Urbanismo
Entre os dias 06/05 e 17/06/2023 ocorreu a série de eventos “Fóruns Regionais do CAU/SP” nos dez municípios paulistas em que o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo possui representação regional, promovendo o debate de temas fundamentais para o exercício profissional de arquitetos(as) e urbanistas, numa continuidade dos projetos “CAU Escuta” e “CAU/SP no Território Paulista”.  Veja como foi a programação.

CAU/SP promoveu debate sobre a educação superior e desafios da formação profissional
Como preparar os(as) futuros(as) profissionais para atuar num mundo em transformação e amplamente conectado, cujas fronteiras vão muito além do território nacional?
Para contribuir com este debate, o CAU/SP promoveu o Seminário Estadual de Ensino e Formação em Arquitetura e Urbanismo 2022, nos dias 30/11/ e 01/12/2022 na capital, reunindo representantes do CAU/BR e de universidades brasileiras e estrangeiras, tendo por foco os desafios da internacionalização no ensino superior. Confira!

 

PRÊMIOS

Prêmio Projetando o Futuro
Conheça os trabalhos de graduação destacados no Prêmio Projetando o Futuro 2022.

 

ORIENTAÇÕES PARA RECÉM-FORMADOS

Me formei, e agora?
Para exercer a profissão de arquiteto(a) e urbanista no Brasil, o(a) recém-formado(a) deve solicitar o registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo de seu estado.

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo