CAU Educa no território paulista: relatório sintetiza projetos de educação urbanística no ensino fundamental – CAU/SP

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CAU Educa no território paulista: relatório sintetiza projetos de educação urbanística no ensino fundamental

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17.10.2023

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Redação CAU/SP

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CAU Educa no território paulista: relatório sintetiza projetos de educação urbanística no ensino fundamental

 

Trata-se de uma foto de duas crianças trabalhando em um mapa. Somente uma criança está em evidência; a segunda é visível somente pelos braços; a criança em evidência veste uma camisa branca, enquanto a outra segura uma caneta azul. O mapa é de uma cidade com estradas, prédios e corpos d'água. O mapa está sob uma mesa branca com outros materiais de arte espalhados ao redor.
Projeto “Construindo O Parque do Nosso Futuro” da OSC OEKOSCIENTIA no Distrito de Pedreira, município de São Paulo, cujo objeto de intervenção dos alunos é o Parque dos Búfalos, no entorno da EMEF do CEU Alvarenga; o projeto conta com o apoio do CAU/SP via parceria de fomento no edital nº 008/2022. Crédito: Mônica Antonia Viana, 23/09/23.

O CAU/SP coloca à disposição de arquitetos e urbanistas, educadores, estudantes e demais cidadãos interessados um amplo material sobre educação urbanística e ambiental: a relatoria da Roda de Conversa sobre o “CAU Educa no Território Paulista”, que traz a apresentação e debate dos projetos pedagógicos apoiados pelo Conselho no âmbito deste programa.

O programa “CAU Educa”, concebido pelo CAU/BR, tem como objetivo contribuir para a formação de cidadãos críticos capazes de identificar a diversidade cultural e social no ambiente urbano e atuar como agentes transformadores. O público-alvo são crianças e adolescentes do ensino fundamental.

A versão estadual deste programa — o “CAU Educa no território paulista”— foi idealizada pela Comissão Especial de Política Urbana, Ambiental e Territorial (CPUAT-CAU/SP), em conjunto com as Comissões de Ensino e Formação (CEF), de Desenvolvimento Profissional (CDP), de Patrimônio Cultural (CPC), de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (CATHIS) e de Tecnologia da Informação e Comunicação (CT-TIC).

Em 2022, como resultado desta proposta piloto, o CAU/SP lançou o Edital nº 008, que contemplou 6 projetos de práticas pedagógicas e ações multiplicadoras em Arquitetura e Urbanismo em escolas do ensino fundamental.

Os projetos selecionados no território paulista (com as Organizações da Sociedade Civil responsáveis) foram:

  • OEKOSCIENTIA (Distrito de Pedreiras/São Paulo): “Construindo O Parque do Nosso Futuro”;
  • Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Extensão – FUNEP (Presidente Prudente): “Ensinanças na e da Cidade: CAU EDUCA Presidente Prudente”;
  • Instituto Corrida Amiga (São Paulo): “EducANDO nos Espaços Públicos: Práticas Lúdicas em Urbanismo”;
  • Instituto Angelim (São Carlos): “CIDADE – EDUCAÇÃO: Cidade, bairro e território: a escola como mediadora na construção da cidadania”;
  • APE – Estudos em Mobilidade (Tatuapé/São Paulo): “Caminhos do Tatuapé: conectando escolas públicas e o Museu da Cidade de São Paulo”;
  • Associação Cultural José Martí da Baixada Santista (Santos): “Cidades Compactas – Ruas completas”. Práticas educativas através do brincar”.

O prazo previsto para conclusão dos projetos é novembro de 2023.

Em julho, o CAU/SP convidou as Organizações da Sociedade Civil parceiras, selecionadas neste edital, para apresentarem seus projetos no evento “Roda de conversa – CAU Educa nas Escolas Paulistas”, realizado na sede do CAU/SP no dia 13.

As apresentações e debates deste evento foram sintetizadas num único documento, disponível agora para todos os interessados no tema:

Roda de conversa – CAU Educa nas Escolas Paulistas – Relatoria do Evento: 13/07/2023

•A imagem mostra um grupo de pessoas, incluindo adultos e crianças, reunidas em torno de um grande mapa no chão. O mapa é uma imagem de satélite de uma cidade, com corpos d’água e estradas visíveis. • Todos no grupo estão olhando para o mapa. Um dos adultos está apontando para uma área específica no mapa. • A foto foi tirada em um ambiente interno, com um piso de concreto e pilares ao fundo.
Projeto da da OSC OEKOSCIENTIA

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17.10.2023

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