Presidente do CAU/PE cumprimenta SP pela escolha de pernambucana Janete Costa para nomear área de eventos da sede – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Presidente do CAU/PE cumprimenta SP pela escolha de pernambucana Janete Costa para nomear área de eventos da sede

Publicação

27.03.2024

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Presidente do CAU/PE cumprimenta SP pela escolha de pernambucana Janete Costa para nomear área de eventos da sede

O presidente do CAU/PE, Roberto Salomão, enviou uma gentil mensagem cumprimentando o CAU/SP pela escolha do nome da arquiteta e urbanista Janete Costa (1932-2008) para denominar a área de eventos e exposições da sede no Centro Histórico de São Paulo.

Costa foi selecionada por meio de votação popular, recebendo 74% do total de 634 votos.

Ela nasceu em Garanhuns (PE) e se formou na FAU/UFRJ. Fez mais de 3.000 projetos entre residências, bibliotecas, cinemas, escritórios, clubes, galerias, prédios, museus, saguões de aeroportos e sobretudo hotéis, pelos quais se tornou referência de qualidade ao nível internacional.

Confira abaixo a mensagem do CAU/PE:

“Disse certa vez o poeta que ‘São Paulo é como o mundo todo’. Desde muito cedo aprendi que nessa metrópole cabe todo o Brasil, cabe todos nós brasileiros.

Ao promover campanha, em votação pública, para escolha do nome do espaço de eventos e exposições de sua sede, no Centro Histórico da capital, em homenagem a uma arquiteta e urbanista brasileira, além de reafirmar sua tradição enquanto espaço e instituição defensora dos princípios democráticos basilares da administração pública, nos evoca a refletir sobre o papel dessas profissionais na construção de nossa historiografia.

Votação encerrada, resultado publicado, não poderia estar mais feliz pelo reconhecimento feito para essa mulher nascida no agreste pernambucano, espaço que traduz uma síntese dos encantos e das contradições de nossa diversidade.

Janete Ferreira da Costa, cidadã do mundo, contribuiu para o reconhecimento e a valorização da nossa profissão. Uma mulher e uma profissional à frente de seu tempo, e cujo legado é marcado por uma produção de uma identidade singular, autoral, que nos inspira até hoje.

Viva Janete! Viva todas as arquitetas e urbanistas brasileiras que construíram (e constroem) todos os dias, a história de nossa profissão.

Parabéns ao CAU/SP, parabéns a todos os conselheiros e conselheiras do CAU/SP, (…) pela iniciativa de pugnar, de forma irretocável, pelo reconhecimento e importância do trabalho de todas as arquitetas e urbanistas.”

Roberto Salomão

Presidente do CAU/PE

Publicação

27.03.2024

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
25.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo