Janete Costa é a profissional escolhida para denominar área de eventos e exposições na sede do CAU/SP – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Janete Costa é a profissional escolhida para denominar área de eventos e exposições na sede do CAU/SP

Publicação

25.03.2024

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Janete Costa é a profissional escolhida para denominar área de eventos e exposições na sede do CAU/SP

A arquiteta e urbanista Janete Costa (1932-2008) foi a profissional escolhida, por meio de votação popular, para ser homenageada com a denominação da área de eventos e exposições na sede do CAU/SP no Centro Histórico da capital paulista.

As outras profissionais disponíveis para homenagem foram Chu Ming Silveira (1941-1997); Lina Bo Bardi (1914-1992) e Miranda Magnoli (1932-2017).

Costa nasceu em Garanhuns, Pernambuco e mudou-se para o Rio de Janeiro onde ingressou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU/UFRJ). Após formada, venceu o prêmio anual entregue pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), de seu estado, Pernambuco.

Fez mais de 3.000 projetos entre residências, bibliotecas, cinemas, escritórios, clubes, galerias, prédios, museus, saguões de aeroportos e sobretudo hotéis, pelos quais se tornou referência de qualidade ao nível internacional.

É reconhecida também por seu trabalho de curadoria, como a exposição “Viva o Povo Brasileiro” (1992), no MAM-RJ, e das mostras sobre o designer Joaquim Tenreiro entre os anos de 1998 a 2000 no MAC/Niterói, Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva (Lisboa) e na Pinacoteca do Estado de São Paulo (capital).

Um de seus últimos trabalhos foi exposição “Do Tamanho do Brasil”, no Sesc da Avenida Paulista, São Paulo, em 2007,  um exemplo de sua valorização do artesanato e da arte popular.

Últimos dias: “Projetando o Presente” e “Planejando o Futuro”

Até o final deste mês, na área de eventos da sede, os(as) profissionais interessados podem conferir a exposição dos trabalhos agraciados com os prêmios “Projetando o Futuro”, com foco em estudantes, e “Construindo o Presente”, para os profissionais.

Estas premiações são promovidas são pelo CAU/SP com o objetivo de valorizar as boas práticas de Arquitetura e Urbanismo.

Trata-se de reconhecer, respectivamente, os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC / TFG) de excelência desenvolvidos por estudantes de Instituições de Ensino Superior (IES) do estado de São Paulo, bem como as realizações dos profissionais de SP em seus diferentes campos de atuação.

Confira a lista dos projetos agraciados nos prêmios ‘Construindo o Presente 2022’ e ‘Projetando o Futuro 2023’ (Clique neste link)

 

Publicação

25.03.2024

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
25.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo