Podcast recupera roteiros arquitetônicos pelo centro de São Paulo e avenida Paulista – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Podcast recupera roteiros arquitetônicos pelo centro de São Paulo e avenida Paulista

Publicação

07.12.2023

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Podcast recupera roteiros arquitetônicos pelo centro de São Paulo e avenida Paulista

Em julho e agosto de 2023, o CAU/SP e a organização da feira CASACOR São Paulo promoveram dois percursos urbano-arquitetônicos, produzidos pelo arquiteto e urbanista André Scarpa e pelo escritório Superbacana+.

Os percursos permitiram aos participantes experimentar a cidade em diferentes escalas e contextos: do Centro Histórico ao espigão da Avenida Paulista; da calçada à cobertura de edifícios; do espaço público a unidades habitacionais, no Copan, por exemplo.

Agora, estes roteiros estão disponíveis em forma de episódios do podcast “Ouvindo Passeios”, também produzido por André Scarpa e o Superbacana+.

Durante os episódios, Scarpa, responsável pelo roteiro e narração, percorre e comenta diversos pontos da cidade de importância histórica e arquitetônica.

Ouça os episódios disponíveis:

Percurso Avenida Paulista: Clique aqui para ouvir o episódio

Este percurso começa na Avenida Paulista entre a avenida Angélica e a Consolação. O passeio termina em frente ao edifício Pauliceia, junto ao cruzamento da Paulista com a alameda Campinas.

“É importante lembrar que na década de 70 a Paulista sofreu um alargamento: ela ganhou mais 10 metros de cada lado, ou seja, ela comeu os recuos frontais que os prédios já implantados na avenida até aquela época tinham”, comenta Scarpa durante o episódio.

A duração deste episódio é de 53:37 minutos.

Percurso Centro de São Paulo: Clique aqui para ouvir o episódio

Este roteiro começa na sede do CAU/SP no Centro Histórico (rua XV de Novembro 194), segue até o Vale do Anhangabaú, percorre uma série de marcos da região central, e finaliza no edifício Copan.

“O edifício, também chamado XV de Novembro, foi projetado pelo escritório de Ramos de Azevedo em 1920. O arquiteto é autor de projetos importantes, com o Theatro Municipal. O edifício foi sede do Banco Português do Brasil em São Paulo, e o CAU SP, anteriormente sediado no edifício CBI Esplanada –onde também vamos passar durante este passeio–, adquiriu o prédio e lançou um concurso público para a sua reforma”, esclarece o arquiteto e fotógrafo durante o podcast, fazendo referência à nova sede do CAU.

A duração deste episódio é de 46:35 minutos.
A imagem mostra um cartaz de fundo amarelo com o logotipo de um podcast em português chamado "Ouvindo Passeios com André Scarpa". O logotipo é composto por um par de fones de ouvido com um microfone no meio. Este objeto é desenhado de forma estilizada e na cor cinza escuro sobre duas formas irregulares nas cores rosa e vermelho. Na parte superior, o cartaz também contém dos dizeres: "Promovido por” seguidor por “CAU/SP - Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo" e “CASA COR”. Embaixo há a informação de que o podcast é uma produção do escritório chamado “Superbacana mais”.

 

Publicação

07.12.2023

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
21.02.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo