
As principais propostas de trabalho da nova gestão do CAU/SP foram apresentadas, no dia 4 de janeiro, durante a 1ª Sessão Plenária Ordinária do CAU/SP em 2018, que elegeu o novo Conselho Diretor do órgão. De acordo com o documento, apresentado na ocasião pelo presidente do CAU/SP, José Roberto Geraldine Junior, as diretrizes têm o objetivo de aprimorar a atuação do Conselho paulista e oferecer melhorias à categoria profissional.
Com o apoio de outras entidades ligadas à Arquitetura e Urbanismo, o CAU/SP deve atuar para promover a geração de empregos e abertura de mercados, tanto no setor público quanto no privado. Já pela valorização dos profissionais, serão realizadas campanhas segmentadas para informar à sociedade sobre o papel e a importância dos arquitetos e urbanistas na produção das cidades. E em relação à administração pública, um programa de aproximação com as prefeituras será desenvolvido.
Para fomentar a atuação de escritórios de pequeno e médio porte no exterior, a nova gestão pretende estabelecer trabalho conjunto com as entidades do setor, além do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e também com a Agência Brasileira de Exportação.
Segundo o presidente do CAU/SP, o órgão deve ainda ampliar a fiscalização do exercício profissional, aumentando o número de fiscais, além de também aumentar os investimentos para melhoria do SICCAU e para o atendimento ao profissional. Por fim, outro destaque do plano de gestão é a valorização da Assistência Técnica, como forma de ampliar o acesso à Arquitetura e Urbanismo para a população de baixa renda.
Outro ponto importante para a nova gestão é o de capacitação profissional, trabalho que deve ser realizado em parceria com Instituições de Ensino Superior.
Publicado em 12/01/2018
Da redação