Conselho realiza semana “Capacita Arquiteto e Urbanista” em Guarulhos entre 07 e 11/08 – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Conselho realiza semana “Capacita Arquiteto e Urbanista” em Guarulhos entre 07 e 11/08

Publicação

27.07.2017

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Conselho realiza semana “Capacita Arquiteto e Urbanista” em Guarulhos entre 07 e 11/08

Guarulhos é a próxima cidade a receber a nova edição do evento “Capacita Arquiteto e Urbanista – Semana de Capacitação Profissional”, entre os dias 07 e 11/08. Como nos demais eventos, o objetivo desta iniciativa é oferecer aos profissionais treinamento gratuito nas áreas de permeabilidade e mobilidade urbana, fachadas ventiladas, requisitos para o uso de placas de cerâmica, uso do vidro na construção civil, tecnologia BIM, sistema Light Steel Frame, estruturas e coberturas metálicas, e pré-fabricados em concreto.

As entidades Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), Associação Brasileira da Construção industrializada de Concreto (ABCIC), Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM),  Associação Nacional de Vidraçarias (Anavidro), Associação Brasileira de Concreto Estampado (Abrace), Associação Brasileira dos Fabricantes de Tubos de Concreto (ABTC), Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer), Associação Brasileira dos Fabricantes de Placas de Concreto para Pisos e Revestimentos (Abrasplac), os sindicatos Sinaprocim/Sinprocim (indústria de produtos de cimento), e a empresa Graphisoft, apoiam esta semana de capacitação técnica.

O “Capacita Arquiteto e Urbanista”, que também tem o apoio da Prefeitura de Guarulhos, é gratuito e prevê a emissão de certificados aos participantes.

As inscrições devem ser feitas por meio deste link: http://credencial.imasters.com.br/capacita-arquiteto-e-urbanista-guarulhos

Programação

07/08 – 18h às 22h – Workshop “Soluções para cidades: Mobilidade e Permeabilidade Urbana” – (ABCP)

O Workshop tem o objetivo de apresentar a arquitetura de produtos, diretrizes de projeto e execução de passeios com sistemas à base de cimento (Placas de concreto, Pavimento Intertravado, Concreto moldado in loco, Concreto estampado, e Ladrilho hidráulico). Contextualiza a importância do passeio público diante da Política Nacional de Mobilidade Urbana e apresenta melhores práticas de aplicação. Além disso, aborda conceitos e aplicações dos pavimentos permeáveis, solução inovadora que impacta a microdrenagem urbana.

Ministrada por Ricardo Humberto Moschetti, Engenheiro Civil formado pela Universidade Mackenzie com extensão em Arquitetura pelo Centro Universitário Belas Artes e MBA pela FGV – Fundação Getúlio Vargas em Estratégia de Mercado. Gerente Regional do Estado de São Paulo da Associação Brasileira de Cimento Portland.

8/8 – 13:30h às 15h – Palestra “Fachada Ventilada” – (ANFACER)

Ministrada por Rodrigo do Vale, Engenheiro Civil, supervisor de operações responsável pelas obras de fachada ventilada da KeraGaiL-GaiL. Atuou diretamente como responsável técnico em obras de grande porte com fachada ventilada, como a construção da Linha 4 do metrô no Rio de Janeiro e ampliação da linha Lilás em São Paulo, entre outras. Com vasta experiência também em sistemas aderidos, atuou por 6 anos como consultor técnico com acompanhamento de mais de 30 obras de fachada aderida.

8/8 – 15:30h às 17h – Palestra “Norma de Desempenho – Requisitos específicos para as placas cerâmicas ” – (ANFACER)

Ministrada por Mauricio Resende, Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), mestre em construção civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2004) e especialista em administração de empresas pela FGV. Atualmente é professor da Universidade São Judas Tadeu e diretor técnico da Máxime Consultoria e Engenharia Ltda. Já foi gerente de aplicações especiais da Cecrisa Revestimentos Cerâmicos e gerente técnico da L.A. Falcão Bauer.

08/08 – 18h às 22h – Palestra “O Vidro na Construção Civil” – (ANAVIDRO)

Ministrada por Francisco Palacios Marin, Desenhista Mecânico, Projetista de ferramentas, Administrador de Empresas, Contador e Gestor de empresas. Formado pelas instituições: Pro-Tec, FMU, SENAC e FGV-SP, atualmente exerce a profissão de Consultor Técnico e Gestor, possui 44 anos de experiência no setor vidreiro, dos quais 10 anos na indústria na Vidraria Santa Marina, ocupando os cargos de: Desenhista, Projetista, Promotor Técnico, Coordenador de Marketing, Gerente Técnico-Promocional. Nos últimos 32 anos ocupou o cargo de Diretor da Comercial de Vidros São Francisco Ltda. que atuando no ramo de vidraçaria em obras e projetos especiais, a dois ano como consultor técnico. Escreveu colunas e matérias sobre o Vidro em diversas revistas do setor e na ABNT atuou em diversas comissões de estudos para a normatização, atualmente coordenando a Comissão de Qualificação do Profissional Vidraceiro, além de ser sócio fundador da ANAVIDRO tendo sido presidente da entidade por duas gestões.

A palestra abordará a história do vidro, sua composição química, a indústria do vidro no Brasil, tipos de vidro, tipos de envidraçamentos e apresentação das Normas da ABNT relativas ao tema.

9/8 – 14h às 17h – Palestra “Archicad BIM ” – (GRAPHISOFT)

Ministrada por Miguel Krippahl, que desempenha o cargo de Diretor Geral da GRAPHISOFT Brasil desde 2012. Arquiteto formado em 1988, começou a utilizar a tecnologia BIM em 1999, no seu escritório em Portugal. Entre 2005 e 2012 foi responsável pelo ensino do BIM no curso de Arquitetura da Universidade Católica Portuguesa. Entre 2009 e 2012 foi responsável pela implementação da modelagem BIM na Mota-Engil, maior construtora portuguesa.

A palestra consistirá em Introdução à tecnologia BIM, e apresentação do software BIM ARCHICAD, suas principais funcionalidades e aplicações.

09/08 -18h às 22h – Palestra “O Sistema Ligth Steel Frame – Conceito e Boas Práticas no Mercado Brasileiro” – (ABCEM)

Ministrada por Heloísa Pomaro, Arquiteta Urbanista, especializada em Wood Frame, Light Steel Frame e Sistemas Construtivos Ecoeficientes. Sócia e diretora da Construtora Micura Steel Frame onde direciona o seu trabalho para o uso de tecnologias integradas e na capacitação de profissionais especializados na criação e execução de projetos em Light Steel Frame. Heloisa ocupa hoje um lugar de destaque na implantação de projetos de construção à seco no cenário nacional.

A palestra consiste em apresentar aos participantes os conceitos de sistema integrado Light Steel Frame, seus componentes, o processo de criação arquitetônica e o processo da obra em LSF. Serão apresentados também cases de obras em LSF.

 10/8 – 18h às 20h – Palestra “Tecnologia de Coberturas Metálicas” – (ABCEM)
Ministrada por César Oliveira, Arquiteto e Urbanista, Sócio Proprietário da MSB Metalic Business – Sistemas Construtivos. Atuou como Diretor Comercial na SEMITH Sistemas Construtivos em obras de segmento industrial, comercial, petroquímico e naval. Foi professor do Curso de Edificações na ETE Getúlio Vargas, Escola Técnica Estadual profissionalizante.

A palestra tem por objetivo apresentar ao público as tecnologias existentes, bem como as novas tecnologias. Apresentando através de metodologia especifica o detalhamento correto de uma especificação técnica, de forma a assegurar a qualidade de projeto x obra executada, tem uma abordagem simples e com linguagem prática.

10/8 – 20h às 22h – Palestra “Estruturas Metálicas em Obras de Multiandares” – (ABCEM)
Ministrada por Maurício Saltareli. Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Ouro Preto, MBA Executivo em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas. É Coordenador Comercial pela Empresa Medabil Sistemas Construtivos S.A.    
 

11/08 – 18h às 22h – Palestra “Pré-fabricados em concreto: Do projeto à obra pronta” – (ABCIC)

Ministrada por Luis Otávio Baggio Livi. Engenheiro Civil graduado pela PUC–RS em 1999, pós-graduação em marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), MBA em Gestão estratégica das Organizações pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), Brazilian Executive Program pela UCI (University of Califórnia – Irvine, CA). Projetista de Estruturas, atuou no setor de pré-fabricados como Gerente Nacional de Projetos e Gerente de Unidade de Negócios na Cassol Pré-fabricados (2006-2012).Profissional técnico associado à ABCIC (Associação Brasileira da Construção industrializada de Concreto). Atualmente é Gerente de Projetos da Cassol Pré-Fabricados.

Publicado em 27/07/2017
Da Redação

Publicação

27.07.2017

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
29.11.2023

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo