
Aconteceu no último dia 22/09 a I Oficina sobre a Tabela de Honorários de Serviços de Arquitetura e Urbanismo – CAU/BR, no Auditório do SINAENCO, na capital paulista. O objetivo da atividade foi apresentar a ferramenta de quantificação do trabalho dos arquitetos, tanto em termos de escopo como de remuneração, desenvolvido no âmbito do CEAU-BR (Colegiado das Entidades Nacionais dos Arquitetos e Urbanistas), com o apoio das entidades representativas da categoria.
O evento foi organizado pelo Coordenador do Grupo de Trabalho Exercício Profissional do CAU/SP, Eduardo Sampaio Nardelli, e contou com palestra do economista Roberto de Castro Mello, um dos protagonistas do trabalho de elaboração da Tabela, que fez uma apresentação detalhada aos participantes, entre eles: contratantes públicos dos serviços de Arquitetura e Urbanismo, como a CPOS – Cia. Paulista de Obras, FDE – Fundação para o Desenvolvimento da Educação, Metro, CPTM, EMPLASA, SEHAB, SMT, COHAB e SP – Urbanismo.
Durante a atividade, foram apresentadas dúvidas e sugestões para o aperfeiçoamento da ferramenta, que está hospedada no site do CAU/BR e realiza o automaticamente as operações para a composição do preço final de um projeto arquitetônico.
Ao final do encontro, o GT Exercício Profissional se colocou à disposição das instituições que compareceram ao evento para a realização de apresentações similares para os respectivos públicos internos, a fim de que a Tabela se transforme no marco referencial para todas as contratações de serviços de arquitetura e urbanismo no país.
No próximo período, o GT realizará visitas às sedes regionais do CAU/SP para divulgar a Tabela em todo o Estado.
Publicado em 24/09/2015
Da redação