CAU/SP realiza série de visitas técnicas a edifícios reconhecidos como patrimônio cultural na cidade – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

CAU/SP realiza série de visitas técnicas a edifícios reconhecidos como patrimônio cultural na cidade

Publicação

02.08.2023

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

CAU/SP realiza série de visitas técnicas a edifícios reconhecidos como patrimônio cultural na cidade

Como parte das atividades do III Encontro sobre Arquitetura, Urbanismo e Patrimônio Cultural CAU/SP, da Comissão Especial de Patrimônio Cultural – CPC-CAU/SP, foram programadas uma série de visitas técnicas a edifícios reconhecidos como patrimônio cultural na cidade de São Paulo entre os dias 10 e 31 de agosto.

Um destes locais é a própria sede do CAU/SP no Centro Histórico: um prédio centenário projetado pelo Escritório Ramos de Azevedo, além da Praça das Artes, Theatro Municipal e Museu do Ipiranga.

Todas as visitas são gratuitas e guiadas por profissionais da arquitetura, urbanismo e engenharia, como Marcos Cartum, Cassia Magaldi, Maria Aparecida Soukef Nasser e pelos escritórios Hereñú + Ferroni Arquitetos e Pauliceia Arquitetura.

 

Mas, fique atenta/o: para participar é preciso inscrição prévia.

 

Confira a programação

 

– Visita à Praça das Artes, conduzida por Marcos Cartum

Data: 10 de agosto
Horário: 15:00
Duração: 1 hora
Ponto de encontro: Praça das Artes, Av. São João, 281, São Paulo

Descrição: A Praça das Artes é um complexo cultural, situado no centro histórico de São Paulo, criado para receber apresentações e exposições musicais, de dança, teatro e manifestações contemporâneas das expressões artísticas. Ocupando uma área de mais de 28 mil m², a Praça das Artes destaca-se como um dos maiores complexos culturais da América Latina. Sua concepção teve como ponto de partida a integração entre o antigo prédio tombado do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e um novo edifício moderno, com a criação de uma praça aberta ao público. Inaugurada em 2012, funciona como extensão das atividades do Theatro Municipal de São Paulo e como sede da Escola de Dança de São Paulo, da Escola Municipal de Música de São Paulo e da Sala do Conservatório.

O projeto, resultado da parceria entre o arquiteto Marcos Cartum (Núcleo de Projetos de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura) e o escritório paulistano Brasil Arquitetura, de Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz, foi vencedor dos prêmios APCA e ICON AWARDS.

Vagas esgotadas
Link para inscrição:
https://forms.office.com/r/2Pac9Jn9y3
Até 30 participantes por visita, a serem confirmados pela organização até o dia anterior à visita.

 

 


– Visita ao Theatro Municipal, conduzida por Cassia Magaldi

Data: 11 de agosto
Horário: 10:00
Duração: 1 hora
Ponto de encontro: Theatro Municipal, Praça Ramos de Azevedo s/n, São Paulo

Descrição: “O projeto assinado pelo escritório Ramos de Azevedo – em colaboração com os italianos Cláudio Rossi e Domiziano Rossi – teve início em 1903 e foi entregue à cidade 8 anos mais tarde. Em setembro de 1911, o Theatro Municipal foi aberto para ilustres convidados diante de uma multidão de 20 mil pessoas deslumbradas com a pompa e com uma iluminação espetacular para a época – o prédio foi o primeiro a ser totalmente abastecido por energia elétrica. […] Em mais de 100 anos de história, três grandes reformas preservaram, renovaram e ampliaram o Theatro, que hoje conta com um edifício restaurado. Em 2012 foram criadas as instalações da Praça das Artes para abrigar os corpos artísticos, as escolas municipais de música e dança e as múltiplas atividades do Complexo Theatro Municipal.”
(Fonte: https://theatromunicipal.org.br/pt-br/theatro-municipal/)

Durante a visita, aspectos do restauro arquitetônico serão destacados pela arquiteta e urbanista Cassia Magaldi.

Vagas esgotadas
Link para inscrição:
https://forms.office.com/r/WSiLYAXnjE
Até 30 participantes por visita, a serem confirmados pela organização até o dia anterior à visita.

 

 


– Visita ao Museu do Ipiranga-USP, conduzida por Maria Aparecida Soukef Nasser

Data: 14 de agosto
Horário: 14:00
Duração: 2 horas
Ponto de encontro: Museu Paulista. Parque da Independência – Ipiranga, São Paulo – SP, 04263-000.

Descrição: O Museu do Ipiranga é a sede do Museu Paulista e foi projetado para ser um monumento em comemoração à Proclamação da Independência, sendo construído entre 1885 e 1890. Em 1894, o recém-criado Museu do Estado (Museu Paulista) foi transferido para o monumento. (Fonte: https://museudoipiranga.org.br/o-museu/sobre-o-museu/).

Por meio de Concurso Nacional de Arquitetura, o Museu foi restaurado e modernizado pelo escritório Hereñú + Ferroni Arquitetos. A visita será guiada por Maria Aparecida Soukef Nasser, Diretora da Concrejato, responsável pelas obras.

Vagas esgotadas
Link para inscrição:
https://forms.office.com/r/bJeVWD0y5d
Até 30 participantes por visita, a serem confirmados pela organização até o dia anterior à visita.

 

 

– Visitas ao CAU/SP, conduzidas por Hereñú + Ferroni Arquitetos e Pauliceia Arquitetura

Data: 19 e 20 de agosto
Horário: 10:00
Duração: 1 hora
Ponto de encontro: Sede do CAU/SP na capital. Rua Quinze de Novembro, 194. CEP: 01013-000 São Paulo – SP

Descrição: O centenário Edifício do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP), situado no Triângulo Histórico, foi projetado e construído em 1920, pelo escritório F.P. Ramos de Azevedo & Cia. Representativo do início da verticalização da cidade, foi sede do Banco Português do Brasil, sendo sua fachada tombada pelo Conpresp. A partir do Concurso Público Nacional de Arquitetura para reforma do edifício-sede do CAU/SP, novos futuros do edifício estão em construção. A visita à sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) será conduzida por Hereñú + Ferroni Arquitetos e Pauliceia Arquitetura, responsáveis pelo projeto vencedor do Concurso Público Nacional de Arquitetura para reforma do edifício-sede do CAU/SP, servindo à reflexão acerca da atuação de arquitetos e urbanistas em Patrimônio Cultural.

Link para inscrição: https://forms.office.com/r/J5ddcgCGee
Até 30 participantes por visita, a serem confirmados pela organização até o dia anterior à visita.
Essas visitas também fazem parte da programação da Jornada do Patrimônio 2023 da cidade de São Paulo e do Núcleo de Instituições Culturais do Centro Histórico (NICHO).

 

Para mais informações sobre o III Encontro sobre Arquitetura, Urbanismo e Patrimônio Cultural CAU/SP, que acontece no dia 09 de agosto de 2023, clique aqui.

 

 

Publicação

02.08.2023

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
15.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo