
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CAU/SP lamenta o falecimento do arquiteto João Carlos Cauduro (1935-2023).
Nascido em 1935, Cauduro se formou na FAUUSP em 1960, e foi estudar desenho industrial em Florença, na Itália. Retornando ao Brasil, em parceria com Ludovico Martino (1933-2011), foi responsável pelos totens da Avenida Paulista, a arquitetura do zoológico e toda a sinalização do transporte público paulistano, como a identidade visual do metrô e da CPTM.
Seu trabalho também passou por mais de 350 empresas públicas e privadas do Brasil, entre elas o logotipo da TV Cultura, Banco do Brasil, Banespa, Kibon, Playcenter, Natura, Vale, os aviões da TAM, as lojas Riachuelo e as escolas da Cultura Inglesa.
Professor na USP, Cauduro criou na FAU a disciplina “Planejamento Visual Urbano”, aliando à série de projetos que fazia na época, ligados à paisagem urbana, e onde projetou parte do mobiliário da Cidade Universitária.
O escritório Cauduro Martino Associados, criado por João Carlos Cauduro e Ludovico Martino, teve papel central na consolidação do design gráfico brasileiro, e foi pioneiro no país no chamado “design total”, atuando em projetos que integram arquitetura, design gráfico e design de interiores, entre outros durante 48 anos.
Fonte: CAU/BR , com informações da Enciclopédia Itaú Cultural