CAU/SP lamenta o falecimento de João Carlos Cauduro, ícone do design brasileiro – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

CAU/SP lamenta o falecimento de João Carlos Cauduro, ícone do design brasileiro

Publicação

23.08.2023

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

CAU/SP lamenta o falecimento de João Carlos Cauduro, ícone do design brasileiro

O arquiteto e urbanista João Carlos Cauduro
O arquiteto e urbanista João Carlos Cauduro (1935-2023), durante palestra sobre design urbano em 2013. Crédito: ATEC Original Design/Reprodução

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CAU/SP lamenta o falecimento do arquiteto João Carlos Cauduro (1935-2023).

Nascido em 1935, Cauduro se formou na FAUUSP em 1960, e foi estudar desenho industrial em Florença, na Itália. Retornando ao Brasil, em parceria com Ludovico Martino (1933-2011), foi responsável pelos totens da Avenida Paulista, a arquitetura do zoológico e toda a sinalização do transporte público paulistano, como a identidade visual do metrô e da CPTM.

Seu trabalho também passou por mais de 350 empresas públicas e privadas do Brasil, entre elas o logotipo da TV Cultura, Banco do Brasil, Banespa, Kibon, Playcenter, Natura, Vale, os aviões da TAM, as lojas Riachuelo e as escolas da Cultura Inglesa.

Professor na USP, Cauduro criou na FAU a disciplina “Planejamento Visual Urbano”, aliando à série de projetos que fazia na época, ligados à paisagem urbana, e onde projetou parte do mobiliário da Cidade Universitária.

O escritório Cauduro Martino Associados, criado por João Carlos Cauduro e Ludovico Martino, teve papel central na consolidação do design gráfico brasileiro, e foi pioneiro no país no chamado “design total”, atuando em projetos que integram arquitetura, design gráfico e design de interiores, entre outros durante 48 anos.

Fonte: CAU/BR , com informações da Enciclopédia Itaú Cultural

Publicação

23.08.2023

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
23.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo