CAU/SP integra reunião da Fiesp e vai encaminhar propostas técnicas – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

CAU/SP integra reunião da Fiesp e vai encaminhar propostas técnicas

Publicação

20.07.2018

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

CAU/SP integra reunião da Fiesp e vai encaminhar propostas técnicas

O CAU/SP participou de reunião na sede da Fiesp com integrantes da cadeia da construção civil. Imagem: Fiesp/Assessoria de Imprensa.

À semelhança do CAU/SP, a Federação das Indústrias do Estado de SP (Fiesp) também vai apresentar um conjunto de diagnósticos e propostas para combater os problemas do país aos candidatos nas eleições deste ano.

No último dia 16, o Conselho, representando pelo presidente José Roberto Geraldine Junior, esteve presente em reunião do Departamento da Indústria da Construção (Deconcic), área da entidade dedicada aos temas e preocupações desta cadeia produtiva, na capital paulista.

Na ocasião, o Conselho se propôs a encaminhar suas contribuições técnicas à Federação para alinhar as ações entre as entidades.

Recentemente, o CAU/SP organizou uma série de seminários para discutir e consolidar uma agenda de propostas para as políticas urbana, ambiental e territorial para o Estado de São Paulo.

Organizado pela CPUAT (Comissão de Política Urbana, Ambiental e Territorial do CAU/SP), os encontros reuniram conselheiros e especialistas para debater estes temas, inclusive com a participação do ex-diretor adjunto do Deconcic, Sérgio Henrique Cançado.

Na ocasião, Cançado sublinhou que seria essencial “garantir que o Governo Federal transformasse o Minha Casa, Minha Vida em programa estadual” para uma maior efetividade.

Ainda em julho, o CAU/BR, em parceria com o CAU/SP e o IAB-SP, também organizou um seminário, reunindo centenas de arquitetos e urbanistas na sede do Instituto na capital.

Com representantes da academia, da iniciativa privada, e autoridades do setor público, o “Seminário Nacional de Política Urbana” reuniu especialistas para debater os desafios na qualidade de vida e as condições de habitação nas cidades.

A meta é sintetizar as propostas discutidas em dois dias deste evento para produzir uma “Carta dos Arquitetos e Urbanistas aos Candidatos às Eleições de 2018, em defesa do Direito à Cidade”.

São estas contribuições que devem ser encaminhadas para a federação industrial paulista.

O Deconcic, da Fiesp, pretende divulgar o diagnóstico, as necessidades e as propostas do setor de construção nas áreas de habitação e saneamento aos candidatos nas eleições deste ano.

A apresentação pública destas propostas deve ocorrer durante a 13ª edição do ConstruBusiness – Congresso Brasileiro da Construção, previsto para o segundo semestre.

Um quarto da população com carência em abastecimento

Durante a reunião na sede da Fiesp nesta semana, o consultor do Deconcic, Fernando Garcia, informou que entre 33% das moradias no Brasil não têm acesso a tratamento de água e esgoto, e que o fornecimento de água é considerado insuficiente para mais de 25% da população.

Foi reforçado durante esta reunião que será necessário que os governantes priorizem o investimento em desenvolvimento urbano nos próximos anos para reverter este quadro.

As discussões da Deconcic são preparatórias para a reunião do Conselho Superior da Indústria da Construção – CONSIC, que reúne os principais agentes deste setor, e cujo próximo evento está marcado para o dia 30.

O ex-conselheiro do CAU/SP e atual diretor da Fiesp, Soriedem Rodrigues, reforça a importância de a autarquia integrar as reuniões da Federação industrial.

“Para o CAU/SP, como parte integrante desse Departamento e Conselho, é importante que traga reivindicações e sugestões de seu interesse, sublinhando a importância do CAU/SP na cadeia da construção civil”, afirma, lembrando alguns temas defendidos pela autarquia, tais como acessibilidade e meio ambiente.

Publicado em 20/07/2018
Da Redação, com Assessoria de Imprensa da Fiesp

Publicação

20.07.2018

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
17.05.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo