Aniversário de São Paulo terá sede do CAU/SP aberta, passaporte cultural e visitação de marcos do centro – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Aniversário de São Paulo terá sede do CAU/SP aberta, passaporte cultural e visitação de marcos do centro

Publicação

18.01.2024

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Aniversário de São Paulo terá sede do CAU/SP aberta, passaporte cultural e visitação de marcos do centro

Imagem aérea da região central da cidade de São Paulo, com o Pateo do Collegio em destaque. Crédito: USP Imagens.

Em celebração aos 470 anos da cidade de São Paulo (25/01), o Núcleo de Instituições Culturais do Centro Histórico lança o “Passaporte NICHO”, um roteiro cultural pelos icônicos equipamentos culturais da região.

O NICHO é uma iniciativa de líderes da Caixa Cultural, Centro Cultural Banco do Brasil, Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo, Museu da Bolsa do Brasil, Pateo do Collegio e Fundação Theatro Municipal de São Paulo.

Trata-se de propor ações voltadas ao centro de São Paulo por meio do intercâmbio de programações e atividades culturais com o objetivo de potencializar a divulgação desses espaços, atrair público visitante e movimentar os debates em torno dos processos de transformação da cidade.

O passaporte e mapa terão uma tiragem limitada de 100 exemplares, com validade somente para o dia 25. Serão distribuídos gratuitamente no Pateo do Collegio, complexo histórico, cultural e religioso no centro de São Paulo e que sinaliza o local de origem da capital.

O Pateo é o ponto inicial do roteiro proposto, e seu museu estará com visitação gratuita na data, a exemplo de todos os equipamentos culturais do Núcleo de Instituições Culturais do Centro Histórico (veja lista abaixo).

A cada parada do roteiro, o(a) visitante poderá ‘carimbar seu passaporte’ e receber representações em miniatura da arquitetura das fachadas das instituições.

A sede do CAU/SP, na rua Quinze de Novembro, estará aberta ao público das 9 às 17h, com a exposição das premiações “Nós Projetamos o Futuro” e “Nós Construimos o Presente”, que mostram trabalhos de destaque produzidos por estudantes e profissionais de Arquitetura e Urbanismo.

Na mesma data, o CAU/SP também promove, em parceria com a Agência de Notícias das Favelas (ANF) e o Museu das Favelas, o encontro “Favela é o Centro – Moradia Digna como Direito”, com transmissão online (saiba mais neste link).

Confira a lista das instituições integrantes do NICHO e respectivos endereços:

Pateo do Collegio: complexo histórico, cultural e religioso da Companhia de Jesus que resgata a história das origens da cidade de São Paulo.
Praça Pátio do Colégio, 02 – Centro

Museu da Bolsa do Brasil (MUB3): edifício de estilo neoclássico, construído na década de 1940 e que abrigou o pregão viva voz do mercado de ações até 2005.
Rua Quinze de Novembro, 275 – Centro

Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB SP): exemplo de arquitetura do início do século XX com espaços para exposições, teatro, cinema, música, auditório para palestras e debates, oficinas educativas e cafeteria.
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro

Caixa Cultural: edifício de 1949 tombado pelo CONPRESP e que abriga práticas artísticas em celebração às culturas brasileiras.
Praça da Sé, 111 – Centro

Sede do CAU/SP: prédio centenário projetado pelo escritório técnico F. P. Ramos de Azevedo & Cia.
Rua Quinze de Novembro, 194 – Centro

Fundação Theatro Municipal: o projeto do teatro é assinado pelo escritório Ramos de Azevedo (1903), com influência dos teatros de ópera da Europa.
Praça Ramos de Azevedo s/n – Centro

 

Publicação

18.01.2024

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
25.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo