A importância do debate de soluções conjuntas para problemas que extrapolam os limites dos municípios foi um dos destaques do 24º Encontro Estadual da FAEASP, que reuniu agrônomos, arquitetos e engenheiros em Estância de São Pedro/SP, nos dias 14 e 15/10.
A mesa que abriu os trabalhos foi composta pelo presidente da FAEASP e vice-presidente do CAU/SP, Valdir Bergamini, pelo presidente do CAU/SP, Gilberto Belleza, pelo engenheiro civil Francisco Kurimori, pelo deputado estadual Ricardo Madalena, e pelos prefeitos Belkis Fernandes (Ourinhos), Maria Antonieta de Brito (Guarujá) e Otacílio Parras Assis (Santa Cruz do Rio Pardo) entre outras autoridades.
Em sua intervenção, o presidente Gilberto Belleza destacou a importância da Federação das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo na sua interlocução com os profissionais das diferentes áreas.
Reinventar a governança das cidades
A prefeita Maria Antonieta, representando a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), destacou o evento “IV EMDS – Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável”, previsto para abril de 2017 na capital federal, e que tem como tema “Reinventar a Governança e o Financiamento das Cidades”.
O IV EMDS, enfatizou, será um espaço para debater soluções muitas vezes de caráter metropolitano e/ou regional, de forma a atender as demandas que, nas questões mais impactantes, extrapolam os limites municipais.
A prefeita ainda ressaltou a importância dos consórcios públicos como instrumentos a serem utilizados para enfrentar problemas estruturais comuns entre as cidades.
A audiência ainda assistiu a uma palestra técnica sobre as possibilidades que a tecnologia BIM (Tecnologia de Modelagem da Informação, na sigla em inglês) oferece no processo de projeto arquitetônico por meio da modelagem 3D de uma edificação ou objeto e da gestão de informações decorrente.
Também ocorreram mais duas palestras técnicas: “Orçamentação de Obras e Serviços” e “Sistemas de Gestão”.

Publicado em 20/10/2016
Da Redação