
Nos dias 18 e 19 de novembro aconteceu em Ribeirão Preto o “1º Seminário Internacional Brasil / Itália
de Desenvolvimento do Ambiente Construído”.A abertura foi na Câmara Municipal da cidade, com a presença da reitora Prof.ª. Dr.ª Dulce Maria Pamplona Guimarães, do coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Prof. Dr. José Roberto Geraldine Jr, do presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo, Afonso Celso Bueno Monteiro e do vereador Marcos Papa. O Conselheiro e Diretor Financeiro do CAU/SP, Éder Roberto da Silva, também prestigiou a atividade.
Eficiência energética, urbanismo sustentável, habitação, reciclagem, flexibilidade e espaço urbano foram alguns dos temas discutidos. O primeiro palestrante do evento foi o arquiteto Alessandro Rogora da Universidade Politécnica de Milão (POLIMI), que falou sobre a energia incorporada na produção de materiais de construção, utilizados na arquitetura contemporânea. Em seguida, a Prof.ª Dr.ª Ruth Montanheiro Paolino ministrou sobre o desenho das edificações residenciais ofertadas pelo mercado imobiliário de Ribeirão Preto e as reais necessidades bioclimáticas locais. Quem também passou pelo Seminário foi a Prof.ª Dr.ª Érica Cristina Cunha. Ela abordou sobre reciclagem de embalagens longa vida: panorama, produtos e possibilidades de uso na arquitetura.
Após as palestras de abertura, o Seminário teve sequência no anfiteatro da Unidade Central do Centro Universitário Mauá, que realizou o evento. Na ocasião, o público conheceu mais sobre as boas práticas do urbanismo sustentável com o professor da POLIMI, Eugenio Morelo e também sobre intervenção urbana na área central de Ribeirão Preto com a Prof.ª M.ª Rose Borges.
Durante o Seminário, ainda aconteceram apresentações e debates com os professores: Me. Flávio Marchesoni e Dra. Ana Paula Farah. Os participantes também realizaram uma visita técnica ao Palácio Rio Branco, onde foram recepcionados pela prefeita Dárcy Vera e pelo secretário de Planejamento, Fernando Antônio Piccolo, que falaram sobre questões urbanísticas. Os visitantes conheceram ainda, obras de arte que retratam o período cafeeiro.
“O seminário marcou o início das atividades conjuntas entre o Centro Universitário Barão de Mauá e a Universidade Politécnica de Milão, pois há poucos meses firmamos o acordo de cooperação técnica, em que serão realizados eventos acadêmicos e intercâmbio. Através das palestras com os convidados de Milão, nossos alunos e professores conheceram um pouco do trabalho, que é desenvolvido no curso de Arquitetura e Urbanismo da POLIMI”, disse o coordenador Geraldine.
Fonte: Universidade Barão de Mauá, com informações da redação.