O escritório descentralizado do CAU/SP em Ribeirão preto está em nova sede, para aprimorar o atendimento dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo da região.
A mudança aconteceu no dia 24 de julho. O novo endereço do CAU/SP na cidade é a “Residência Clotilde e Sérgio Ferreira”, imóvel tombado pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural do Município de Ribeirão Preto.
A Residência Clotilde e Sérgio Ferreira está localizada na rua Comandante Marcondes Salgado, 1857, no bairro Jardim Sumaré, próximo da região central.
Projetada em 1966 pelos arquitetos João Batista Martinez e Martin Tresca, a casa foi construída entre os anos de 1968 e 1969 para ser a residência do casal Maria Clotilde Rossetti Sérgio Henrique Ferreira, professores universitários da cidade.
O processo de construção do imóvel remete à escola da “Arquitetura Brutalista”. Inovador para sua época, o projeto foi desenhado para implementar espaços e setores internos da casa de modo que dialoguem entre si. Como complemento, a Residência possui uma ampla área verde, capaz de contrapor à aparência fria da área construída.
Entre os motivos para a mudança da sede regional para a Residência Clotilde e Sérgio Ferreira está a “contribuição da atual gestão na preservação de um importante patrimônio cultural de Ribeirão Preto”.
Mas também influenciaram na decisão de assumir o imóvel o aprimoramento da infraestrutura para atender aos arquitetos urbanistas, já que a Regional de Ribeirão é a segunda maior em número de profissionais registrados, além da implementação do programa Casa da Arquitetura e Urbanismo, dentro do Plano de Ação para mudança das sedes dos escritórios regionais.
Este programa estabelece que os escritórios descentralizados (as sedes regionais) devem se tornar “referência para os profissionais de Arquitetura e Urbanismo e para a sociedade: lugares de encontro, acolhimento, atendimento, prestação de serviços e atividades culturais” (CAU/SP – Planejamento Estratégico 2022-2024).