Prêmio Pritzker reconhece talento de arquiteto japonês Riken Yamamoto – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Prêmio Pritzker reconhece talento de arquiteto japonês Riken Yamamoto

Publicação

05.03.2024

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Prêmio Pritzker reconhece talento de arquiteto japonês Riken Yamamoto

Riken Yamamoto é o nono arquiteto japonês a ser laureado com o Pritzker, conforme a organização deste prêmio. Crédito: The Pritzker Architecture Prize/Divulgação

A organização do Prêmio Pritzker anunciou nesta terça-feira, 05/03, o arquiteto japonês Riken Yamamoto como o vencedor da edição 2024 desta premiação de reconhecimento internacional.

Dois profissionais brasileiros já foram laureados com o prêmio: Paulo Mendes da Rocha, em 2006, e Oscar Niemeyer, em 1988.

No site do Pritzker, Yamamoto é qualificado como “arquiteto e ativista social”, que estabelece “afinidades entre espaços públicos e privados, inspirando sociedades harmônicas, em que pese a diversidade de identidades, economias, regimes políticos, infraestruturas e modos de habitação”.

Ainda conforme a organização do Pritzker, este profissional procura “descontruir noções tradicionais de liberdade e privacidade” (…)“enquanto rejeita condições de longa data que reduziram a habitação a uma ‘commodity’ sem relação com os próprios vizinhos”.

Entre suas obras de destaque são citadas a estação The Hiroshima Nishi Fire (Hiroshima, 2000), o prédio público Fussa City Hall (Tóquio, 2008) e o edifício para a prefeitura universitária de Saitama (Koshigaya, 1999). Além do Japão, suas obras podem ser encontradas na República Popular da China, Coreia do Sul e Suíça.

Riken Yamamoto nasceu em Pequim (China) em 1945, e reside em Yokohama no Japão, para onde sua mãe se mudou logo após o final da Segunda Guerra Mundial.

Ele se graduou pelo Departamento de Arquitetura da Nihon University (1968), e fez o Mestrado pela Tokyo University of the Arts, Faculty of Architecture em 1971.

Veja abaixo uma seleção de algumas das obras de destaque de Riken Yamamoto, fornecidas pela organização do Pritzker:

 

Publicação

05.03.2024

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
25.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo