Plenária aprova renovação de termo de cooperação com secretaria da pessoa com deficiência – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Plenária aprova renovação de termo de cooperação com secretaria da pessoa com deficiência

Publicação

09.05.2019

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Plenária aprova renovação de termo de cooperação com secretaria da pessoa com deficiência

Em 2018, o CAU/SP promoveu em conjunto com a Secretaria de a Pessoa com Deficiência um workshop para capacitação de equipes em acessibilidade, na unidade Sesc 24 de Maio na capital paulista. Imagem: Arquivo CAU/SP.

O Plenário do CAU/SP autorizou a prorrogação do prazo do Termo de Cooperação Técnica com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, em sua última reunião no final de abril.

O Termo de Cooperação, firmado entre as duas instituições em novembro de 2018 e que se encerra no próximo dia 21, deve ser estendido até dezembro de 2019.

Segundo a Coordenadora da Comissão de Acessibilidade do CAU/SP, a arquiteta e urbanista Silvana Cambiaghi, está em planejamento um evento para setembro na capital paulista, possivelmente em um edifício de grande importância arquitetônica para a cidade.

Tendo por tema “Acessibilidade e Diversidade Humana em um só mundo. Arquitetura 21”, este seminário será preparatório para o 27º Congresso Mundial de Arquitetos – UIA2020Rio.

“Será um evento com palestrantes internacionais e de outros Estados, em que teremos a diversidade do contexto da Arquitetura e Urbanismo”, afirma a Coordenadora.

O termo de cooperação prevê que as duas instituições conjuguem esforços para a difusão dos princípios da Acessibilidade e Desenho Universal entre os arquitetos e urbanistas para que apliquem nos projetos desenvolvidos na cidade de São Paulo.

Trata-se de conscientizar os profissionais sobre a importância do item do RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) a respeito das normas técnicas e das leis de Acessibilidade.

Manuais Técnicos explicativos a respeito dos temas citados nos Decretos regulamentadores da Lei Brasileira de Inclusão também são uma das metas do termo de cooperação.

Desde a assinatura do acordo, em 2018, Conselho e Secretaria promoveram diversos seminários em conjunto, reunindo centenas de profissionais em debates sobre acessibilidade em projetos urbanos, capacitação de equipes, procedimentos para comprovação de acessibilidade em obras entre outros.

 

Atualizado em 14/05/2019
Da Redação

Publicação

09.05.2019

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
17.05.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo