Oficina gratuita oferece capacitação para escritórios atuarem no mercado exterior – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Oficina gratuita oferece capacitação para escritórios atuarem no mercado exterior

Publicação

01.06.2018

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Oficina gratuita oferece capacitação para escritórios atuarem no mercado exterior

 

 

Profissionais interessados em atuar fora do país devem anotar na agenda: no próximo dia 06 de junho, das 13h30 às 19h, o CAU/BR vai transmitir online a oficina “Capacitação de Escritórios para o Mercado Exterior” com a participação de autoridades e especialistas da iniciativa privada.

Acompanhe a transmissão online por meio deste link.

A legislação nacional e os acordos internacionais na área, o registro de atividades técnicas no Siscoserv (sistema do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços) e a preparação da empresa para atuar no exterior são alguns dos temas abordados.

Antes da Oficina, é recomendada a leitura de alguns textos e apostilas para a melhor compreensão e aproveitamento do conteúdo. Clique aqui para baixar o material.

O evento presencial será realizado em Brasília, mediante inscrição antecipada, e gratuita, por meio deste link.

As próximas oficinas presenciais serão realizadas em Natal (27 de julho), Recife (8 de agosto) e Fortaleza (10 de agosto). As datas ainda estão sujeitas a confirmação.

As primeiras oficinas presenciais aconteceram em 2017. Os profissionais de sete cidades foram capacitados: Foz do Iguaçu (PR), Santana do Livramento (RS), Chapecó (SC), Dourados (MS), Macapá (AP), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ). Participaram pessoalmente 279 arquitetos e urbanistas. As transmissões online, pelo YouTube, tiveram 6.590 acessos.

Em março, o CAU/BR e o CAU/SP formalizaram um convênio para promover e expandir a atuação dos arquitetos e urbanistas brasileiros no exterior. O convênio de cooperação técnica prevê a realização de ações conjuntas de capacitação para profissionais atuarem no exterior e de estímulo à participação em projetos de internacionalização.

Sobre as Oficinas

As oficinas de Capacitação para o Mercado Exterior têm o objetivo de ampliar o mercado de trabalho dos profissionais brasileiros, principalmente para países vizinhos, como Argentina, Paraguai, Uruguai e Guiana Francesa. Em 2015, as exportações de serviços de Arquitetura e Urbanismo renderam R$ 16,9 milhões aos escritórios do Brasil.

A iniciativa inédita é fruto da parceria entre o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

Apoiam o programa o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), a Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), a Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e a Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (FeNEA), além dos respectivos CAU/UF onde ocorrem os eventos.

Programação

13h30: Credenciamento

14h: Mesa de abertura (CAU/BR, CAU/DF, AsBEA, Apex e MDIC) e introdução

1.1 Níveis de maturidade da matriz exportadora

1.2 Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio (SISCOSERV)

1.3 Nomenclatura brasileira de serviços, intangíveis e outras operações que produzam variações no patrimônio (NBS)

1.4 Panorama dos países fronteiriços

14h45: Legislação nacional e acordos internacionais

2.1 Carta de Serviços do CAULei 12.378/2010 e resoluções do CAU/BR

2.2 Acordos internacionais do CAU/BR

2.3 Legislação internacional

15h30: Intervalo

15h45: Preparar a empresa

3.1 Registro no CAU

3.2 Modos de exportação

3.3 Documentos necessários para a exportação de serviços

3.4 Passo a passo da exportação de serviços de Arquitetura

3.5 Formação de preço

3.6 Honorários

3.7 Tributação

3.8 Responsabilidade civil

19h: Encerramento

Atualizado em 06/06/2018
Fonte: CAU/BR

Publicação

01.06.2018

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
15.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo