No Paraná, CAU Brasil e entidade internacional dos arquitetos debatem mobilidade profissional nos dias 15 a 18/11 – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

No Paraná, CAU Brasil e entidade internacional dos arquitetos debatem mobilidade profissional nos dias 15 a 18/11

Publicação

09.11.2023

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

No Paraná, CAU Brasil e entidade internacional dos arquitetos debatem mobilidade profissional nos dias 15 a 18/11

Foz do Iguaçu, no oeste paranaense, recebe entre 15 e 18 de novembro dois eventos internacionais focados nos desafios atuais do território.

A cidade situada na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina será palco do III Fórum Internacional de Conselhos, Ordens e Entidades de Arquitetura e Urbanismo, do X Fórum Internacional e da Assembleia Geral do Conselho Internacional de Arquitectos de Língua Portuguesa (CIALP).

Com o tema “Mobilidade Profissional – Mais que Fronteiras”, os eventos acontecem no Hotel Viale Cataratas, e são promovidos conjuntamente pelo CAU Brasil, por meio da Comissão de Relações Internacionais (CRI); CAU/PR; Fórum de Presidentes; CIALP e Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB).

Inscreva-se aqui

Programação

15/11 – quarta-feira

17h: Boas vindas e Inauguração da Exposição dos projetos vencedores dos Concursos Ecoparque Itaipu e Reformulação e ampliação do Refúgio Bela Vista

16/11 – quinta-feira

14h: Mesa de Abertura: III Fórum Internacional CAU/BR + X Fórum Internacional do CIALP

15h: Espaço Lusófono: Desafios actuias do Território | X Fórum Internacional do CIALP

19h: O Urbanismo na Integração Politica de um País Dois Sistemas: Macau, China

20h: Próximos Passos para implementação do Acordo Marco – MERCOSUL

17/11 – sexta-feira

14h: Concursos: Ecoparque Itaipu + Reformulação e ampliação do Refúgio Bela Vista

Fórum Internacional do CAU Brasil

I Fórum Internacional promovido pela CRI-CAU Brasil, realizado em formato on-line dentro da programação do 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2021RIO), inaugurou o espaço de fortalecimento das relações entre as entidades que representam o exercício da Arquitetura e Urbanismo no Brasil e outros países; especialmente os lusófonos e panamericanos.

O objetivo central foi assegurar firmados pelo governo brasileiro com o MERCOSUL e com a CPLP para permitir a mobilidade e intercâmbio profissional para além das fronteiras geográficas. Com isso, arquitetos e urbanistas podem expandir o território habilitado para o exercício profissional.

Em julho de 2022, aconteceu a segunda edição na sede da Embaixada de Portugal, em Brasília. Um dos saldos do encontro foi a assinatura de um Memorando de Entendimento para a harmonização das condições de inscrição e registro de arquitetos portugueses e brasileiros. A aproximação permitiu avançar na construção de um acordo de reciprocidade entre o CAU Brasil e a Ordem dos Arquitectos de Portugal (OA/PT).

O termo estabeleceu a harmonização das condições de inscrição de profissionais e foi assinado durante o 9º Fórum Internacional de Patrimônio Arquitetônico Brasil – Portugal, realizado no dia 16 de junho de 2023, em São Luís (MA). Como resultado, apenas quatro meses depois, trinta arquitetos e urbanistas brasileiros obtiveram a habilitação para exercer a profissão nos dois países.

A imagem mostra os representantes do CAU Brasil e da Ordem de Arquitetos de Portugal assinando o acordo de cooperação durante o Fórum Internacional em São Luís no estado do Maranhão. Eles estão em uma longa mesa de madeira com um banner roxo atrás deles. O fundo consiste em uma parede branca com uma tela de projetor e um pódio.
Assinatura do acordo entre o CAU Brasil e a Ordem dos Arquitectos de Portugal (OA/PT), em São Luís/MA. Crédito: CAU/BR

Fonte: CAU/BR

Publicação

09.11.2023

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
25.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo