No aniversário de São Paulo, CAU/SP exibe documentários sobre ícones da Arquitetura – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

No aniversário de São Paulo, CAU/SP exibe documentários sobre ícones da Arquitetura

Publicação

17.01.2023

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

No aniversário de São Paulo, CAU/SP exibe documentários sobre ícones da Arquitetura

 

O CAU/SP vai exibir em sua sede no Triângulo Histórico uma série de documentários sobre os arquitetos e urbanistas que deixaram sua marca na cidade de São Paulo, como parte da programação do festival “A Cidade do Futuro”, previsto para 25/01, em comemoração dos 469 anos da capital.

A mais nova edição do “cine CAU/SP” é uma parceria com o Canal Curta!On. O térreo da sede será também ocupado por intervenções sonoras de Amanda Brambilla (locução) e Kellynson W. Mattos (designer de som).

O festival “Cidade do Futuro” é promovido pela Prefeitura da Cidade de São Paulo, CNB Esporte e Cultura e BM9 Eventos, com apoio da associação Pró Centro. Além de apresentações musicais, este evento terá uma série de palestras e conferências sobre afrofuturismo, empreendedorismo, tecnologia, saúde, educação, entre outros temas (confira a programação completa: cidadedofuturo.com).


Serviço
CAU/SP + Festival A Cidade do Futuro
Dia 25 de janeiro de 2023,
Das 10h às 15h30
Sede do CAU/SP
Rua Quinze de Novembro, 194 – Centro Histórico (próximo da estação de metrô São Bento)
São Paulo
Mais informações: cidadedofuturo.com

 

Programação

10h – Documentário “Lina Bo Bardi”: um retrato da vida e da obra da arquiteta italiana naturalizada brasileira (1914-1992). Ao longo de sua vida, Lina atuou em várias áreas do cenário cultural do país, e não apenas na Arquitetura: foi cenógrafa, designer de jóias e móveis, diretora de museus e, também uma importante crítica da cultura brasileira. Dir.: Aurélio Michiles ; duração: 50 min.

 

11h – Documentário “Niemeyer – A vida é um sopro”: a história de um dos mais influentes arquitetos brasileiros no século XX. Oscar Niemeyer (1907-2012) fala de forma descontraída como concebeu seus principais projetos e sobre sua vida e ideais. Chico Buarque, Ferreira Gullar, José Saramago, Lúcio Costa, entre outros, participam da produção. Dir.: Fabiano Piraino Maciel; duração: 90 min.

 

14h – Documentário “Eduardo de Almeida”: arquiteto, designer e professor, Eduardo de Almeida traz referências norte-americanas por meio do estudo da obra de Frank Lloyd Wright (1867-1959) em meio à arquitetura brutalista de São Paulo. Dir.: Herbert Henning; duração: 26 min.

 

15h – Documentário “Vigliecca”: produção sobre Héctor Vigliecca, arquiteto uruguaio radicado no Brasil, e que teve um papel muito importante na renovação do panorama arquitetônico. Dir. Herbert Henning ; duração: 26 min.

 

Publicação

17.01.2023

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
15.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo