CAU/SP convida para abertura, no dia 16/05, de exposição sobre arquitetura italiana no estado de São Paulo – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

CAU/SP convida para abertura, no dia 16/05, de exposição sobre arquitetura italiana no estado de São Paulo

Publicação

10.05.2024

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

CAU/SP convida para abertura, no dia 16/05, de exposição sobre arquitetura italiana no estado de São Paulo

Entre 1819 e 1940, dos cerca de 4,7 milhões de imigrantes que aportaram no estado de São Paulo, 1,5 milhão tinham origem italiana. Nas décadas seguintes, e com os recursos da economia do café, estes imigrantes e seus descendentes transformaram a produção arquitetônica paulista a partir da construção de edifícios públicos, hospitais, igrejas, palacetes, fábricas, residências e muitas outras obras.

A partir do dia 16/05, a sede do CAU/SP vai abrigar uma exposição para celebrar este legado: “Arquitetura italiana no estado de São Paulo”, que vai ocupar o saguão do prédio até o dia 02 de agosto. A curadoria está a cargo de Maria Rita Amoroso (arquiteta e urbanista), Beatriz Piccolotto Bueno (artista plástica e historiadora) e Ana Carolina Gleria Lima (arquiteta e urbanista).

No dia da abertura, os visitantes também poderão assistir e participar de uma série de atividades:

  • 10h – Cerimônia de abertura com representantes do Consulado Geral da Itália e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/SP), e do CAU/SP;
  • 10h30 – Apresentação da plataforma online sobre arquitetura italiana no estado de SP (clique aqui), um projeto realizado com apoio do CAU/SP via parceria de fomento; esta plataforma tem coordenação de Miguel Antonio Buzzar (IAU-USP), em cocoordenação com Beatriz Piccolotto Bueno (FAUUSP), Maria Rita Amoroso (CICOP.NET ITALIA, CICOP.NET BRASIL, FAUUSP) e Ana Teresa Cirigliano Villela (IAU-USP);
  • 10h45 – A palestra “Em busca do patrimônio italiano em São Paulo”, a cargo da Prof. Dra. Beatriz Piccolotto (FAUUSP)
  • 11h às 13h – Três mesas de debate, com os temas: ‘Patrimônio Arquitetônico: Desafios da Preservação’, ‘Patrimônio Documental: Acervos, Repositórios Digitais, Desafios da Extroversão’ e ‘Plataforma Italianos Itinerância e Extroversão’, com especialistas do meio acadêmico e de órgãos públicos da área de preservação do patrimônio e arquivos históricos, além das comissões do CAU/SP.

A exposição “Arquitetura italiana no estado de São Paulo” está integrada ao calendário da cidade para a ‘Virada Cultural 2024’ (clique aqui), no final de semana de 18 e 19 de maio, e da “Semana Nacional de Museus de 2024” (clique aqui), entre os dias 13 a 19 de maio.

Este evento é organizado pelo CAU/SP, FAUUSP, Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP São Carlos, Cicop Net (Centro Internazionale per la Conservazione del Patrimonio Architettonico – Italia) e Instituto Cultural Janela Aberta.

Também haverá uma programação especial para os dias 18 e 24 de maio, que será divulgada nos próximos dias.

Serviço
Exposição “Arquitetura italiana no estado de São Paulo”
Dias 16 de maio a 02 de agosto de 2024
da segunda a sexta-feira (no dia 18/05, a sede estará aberta devido à Virada Cultural)
das 09h às 18h
Rua XV de Novembro, 194 – Centro Histórico (próximo da estação de metrô São Bento)
São Paulo/SP

 

 

Atualizado em 17/05/2024

Publicação

10.05.2024

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
29.05.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo