
A missão do Grupo de Trabalho Estatuto da Metrópole é auxiliar o CAU/SP no debate da nova lei, incentivando a participação dos arquitetos e urbanistas na sua aplicação.
O Estatuto da Metrópole (a lei 13.089), promulgado em janeiro deste ano, define medidas para o planejamento, apoio e execução de políticas públicas nas áreas metropolitanas e aglomerações urbanas instituídas pelos Estados.
Na avaliação do GT, por meio do Estatuto, será possível planejar para que o desenvolvimento urbano aconteça de forma integrada e sustentável, permitindo uma ocupação mais eficiente do território e com menor desperdício de recursos públicos.
Cabe “aos Governos e agentes da administração pública, com a participação direta e ativa dos arquitetos e urbanistas, pôr em prática os instrumentos para a solução de boa parte dos problemas na gestão metropolitana de forma democrática e participativa”, como afirma a coordenadora do GT, a arquiteta e urbanista Áurea Lopes Machado Mazzetti.
Também compõem o GT Estatuto da Metrópole os arquitetos e urbanistas: Antonio Claudio Pinto da Fonseca (Coordenador Adjunto), Juan Luis Rodrigo Gonzalez, Luiz Felipe Xavier, Paula Siqueira (membros titulares), Fuad Jorge Cury e Mariângela Portela da Silva (membros substitutos).
Conheça os GTs que atuam no CAU/SP
Publicado em 05/08/2015
Da Redação