Curso sobre cidades inteligentes debate o uso de tecnologias no planejamento urbano – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Curso sobre cidades inteligentes debate o uso de tecnologias no planejamento urbano

Publicação

13.11.2023

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Curso sobre cidades inteligentes debate o uso de tecnologias no planejamento urbano

Entre os dia 16 e 18/11, o curso “Cidades Inteligentes: Tecnologia, transformação digital e inovação urbana” oferece aulas que buscam discutir o uso, desafios e as consequências que as novas ferramentas digitais possuem no planejamento urbano e nas chamadas cidades inteligentes.

Este curso é organizado pelo Laboratório Arq.Futuro de Cidades, do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper). O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CAU/SP apoia institucionalmente o projeto.

A iniciativa apresenta ao participante a concepção do termo cidades inteligentes, assim como em quais práticas e contextos a ideia aparece no âmbito nacional e internacional. Também será discutido a utilização de tecnologias nos meios de mobilidade, eficiência energética e gestão de águas, eixos que serão explicados a partir da elaboração e efetivação de políticas públicas. Participam como corpo docente , professores universitários, pesquisadores e especialistas das áreas de arquitetura e urbanismo, gestão pública e ferramentas tecnológicas.

Segundo a organização do curso, o conceito de cidades inteligentes será abordado em dois pontos:

1) Os elementos que constituem o ecossistema smart para cidades inteligentes no Brasil, como aspectos legais, técnicos, de inovação e de governança;

2) As especificidades setoriais baseadas em soluções e estudos de caso reais nos campos da mobilidade urbana, eficiência energética e gestão de águas.

O projeto oferece bolsas parciais no valor investido da matrícula. Caso seja de interesse do profissional, é preciso preencher a solicitação do recurso, disponível no formulário de inscrição. Para matricular-se, é necessário realizar inscrição prévia até o dia 16/11. As vagas são limitadas.

Serviço
Curso “Cidades Inteligentes: Tecnologia, transformação digital e inovação urbana”
Dias 16 a 18 de novembro de 2023
das 9h às 18h (16 e 17/11) e 9h às 13h (18/11)
Local:
Informações e inscrições: https://www.insper.edu.br/educacao-executiva/cursos-de-curta-duracao/insper-cidades/cidades-inteligentes/

Publicação

13.11.2023

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
25.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo