CAU/SP e Escola da Cidade promovem no dia 11/11 oficina sobre projeto de apoio à Assistência Técnica na zona leste da capital – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

CAU/SP e Escola da Cidade promovem no dia 11/11 oficina sobre projeto de apoio à Assistência Técnica na zona leste da capital

Publicação

06.11.2023

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

CAU/SP e Escola da Cidade promovem no dia 11/11 oficina sobre projeto de apoio à Assistência Técnica na zona leste da capital

Durante a visita técnica à Comunidade Favela do Haiti, na zona leste da capital, está prevista uma atividade de escuta da população no espaço Praça Chicão (foto). Crédito: SECOM – Prefeitura de São Paulo

No próximo dia 11 o Conselho realiza, em parceria com a Escola da Cidade, uma oficina na Favela do Haiti, na zona leste da capital paulista, como parte das atividades previstas no III Ciclo de Debates Vivenciando ATHIS.

A Comunidade Favela do Haiti, na Vila Prudente, integra um projeto de Residência em Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) coordenado pela Escola da Cidade e apoiado pelo CAU/SP via parceria de fomento.

Durante a visita, o coordenador do projeto, o arquiteto e urbanista Luis Octavio de Faria e Silva, irá acompanhar o grupo e dará informações gerais sobre o processo de treinamento em ATHIS junto à comunidade.

A oficina envolverá uma atividade com a Rádio Poste, na Praça Chicão da Favela do Haiti, que vem desenvolvendo ações desde 2008 na praça do Jardim Miriam com intervenções sonoras, biblioteca volante e ações culturais.

Nesta edição “Me conta? Microfone aberto no Haiti”,  busca-se a comunicação direta com a população, com objetivo de escuta sobre o processo de desenvolvimento dos projetos e planos habitacionais de assistência à comunidade. A atividade é livre e o microfone estará aberto para todos, inclusive para apresentação de músicas, sarau de poesias e outras manifestações artísticas.

O ponto de encontro será na sede do CAU/SP, onde todos os participantes se deslocarão de metrô até a estação Tamanduateí. Entre a estação e a entrada da Comunidade há uma caminhada de aproximadamente 1,4 km.

As inscrições são gratuitas (veja link abaixo) e com um número limitado de vagas. Recomenda-se que os participantes inscritos tragam chapéu, guarda-chuva e água. O custo do deslocamento (metrô e trem) tanto na ida como na volta ficará por conta dos inscritos.

Visitas técnicas

Há outras duas visitas técnicas nos dias 18 e 25 para conferir projetos de Assistência Técnica fomentados pelo Conselho. Acompanhe o site do CAU/SP e as redes sociais do Conselho para a confirmação das datas e mais informações.

A Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) é um direito fundamental previsto na Lei Federal nº 11.888/2008, que assegura o direito das famílias de baixa renda à assistência técnica pública e gratuita para a elaboração de projetos, construção, reforma e ampliação das habitações, como parte integrante do direito social à moradia nas cidades brasileiras.

Programado para o dia 24/11, o III Ciclo de Debates Vivenciando ATHIS vai reunir especialistas, autoridades, representantes dos movimentos sociais e das OSC que receberam fomento do CAU/SP via chamada pública para debater os desafios da estruturação de Assistência Técnica como política pública de Estado. A programação será divulgada nos próximos dias.

Serviço
Visita à Comunidade Favela do Haiti

Dia 11 de novembro de 2023
Das 13h às 17h
Saída na sede do CAU/SP
Rua XV de Novembro, 194 – Centro Histórico (próximo da estação de metrô São Bento)
São Paulo – SP

Inscrição pelo link: https://forms.office.com/r/L0bZYjGYXd

Atualizado em 06/11/2023

Publicação

06.11.2023

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
25.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo