CAU/SP lamenta o falecimento do arquiteto e urbanista Vallandro Keating – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

CAU/SP lamenta o falecimento do arquiteto e urbanista Vallandro Keating

Publicação

05.09.2023

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

CAU/SP lamenta o falecimento do arquiteto e urbanista Vallandro Keating

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CAU/SP lamenta o falecimento do arquiteto e urbanista Luiz Antonio Vallandro Keating (1940-2023) nesta data.

Vallandro Keating nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu na capital paulista, onde se formou em Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP em 1962.

Além de Arquitetura, também atuou nas áreas de planejamento e programação visual, em paralelo à carreira em artes gráficas, desenho e pintura. O Memorial da América Latina, em São Paulo, e a sede do Superior Tribunal de Justiça, em Brasília, abrigam alguns de seus trabalhos mais conhecidos: a obra sem título no edifício administrativo do Memorial com o tema “o homem latino-americano (…) sua liberdade e sua autonomia”; e o mural “O homem é a medida de todas as coisas”, no Salão de Recepção do STJ.

Participou da 9ª Bienal de São Paulo (1967), e da Mostra “Jovem Desenho Nacional”, no Rio de Janeiro, entre outras importantes exposições. No campo das artes gráficas, foi o autor do projeto de identidade visual para o ECAD, Conselho Nacional de Direitos Autorais (1981), bem como dos projetos gráficos dos livros “À bordo do Rui Barbosa”, em parceria com Chico Buarque, e “É gol”, com Ignácio de Loyola Brandão.

Keating também foi co-autor das obras “Diário de navegação: Pero Lopes e a expedição de Martim Afonso de Sousa (1530-1532)” e “Caminhos da conquista: a formação do espaço brasileiro”, ambos com Ricardo Maranhão.

Nos últimos anos, atuou como professor de desenho arquitetônico na Escola da Cidade em São Paulo.

Vallandro Keating (1940-2023). Crédito: Facebook/Reprodução

 

Publicação

05.09.2023

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
25.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo