CAU/SP assina acordo com Prefeitura de São Paulo para realização de programa de capacitação em políticas públicas – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

CAU/SP assina acordo com Prefeitura de São Paulo para realização de programa de capacitação em políticas públicas

Publicação

22.12.2023

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

CAU/SP assina acordo com Prefeitura de São Paulo para realização de programa de capacitação em políticas públicas

 

Na quinta-feira, 21/12, representantes do CAU/SP e da Prefeitura de São Paulo firmaram Acordo de Cooperação Técnica no âmbito do Programa de Qualificação em Políticas Públicas, voltado à capacitação profissional de arquitetos(as) e urbanistas no setor público.

Além de ações compartilhadas, o Acordo estabelece as principais responsabilidades de cada parte:

  • Pelo CAU/SP, haverá a realização do processo seletivo de arquitetos e urbanistas, desenvolvimento de ações orientativas e téoricas, e o fornecimento de bolsas de estudo para os selecionados;
  • A Secretaria Municipal de Governo (SGM) estará focada na divulgação do processo seletivo e na participação das ações orientativas;
  • A Secretaria Municipal de Gestão (SEGES) terá o planejamento e realização das atividades teóricas de introdução à administração pública municipal;
  • Já a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) estará voltada para o planejamento e realização das atividades práticas, coordenando e orientando as experiências desenvolvidas pelos bolsistas.

No Estado de São Paulo, apenas 43% dos profissionais realizaram alguma formação após a graduação (CAU/BR, 2021).

O CAU/SP considera, portanto, que a capacitação se mostra ainda mais necessária para a atuação profissional junto ao setor público, visando ao desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao planejamento urbano e ambiental, à promoção de habitação, de infraestruturas de saneamento ambiental, de mobilidade e equipamentos públicos, e da preservação e uso do patrimônio cultural.

O Programa de Qualificação em Políticas Públicas para Arquitetos e Urbanistas será lançado no início de 2024. Os profissionais interessados poderão participar por meio de processo seletivo.

O acordo foi assinado na sede da Prefeitura na região central pela arquiteta e urbanista Catherine Otondo, presidente do CAU/SP. Ana Lúcia Cerávolo, Coordenadora da Comissão de Ensino e Formação do CAU/SP, acompanhou o ato.

Pela Prefeitura, assinaram Marcela Arruda, Secretária Municipal de Gestão – SEGES; Fernando Chucre, Secretário Executivo de Planejamento e Entregas Prioritárias, representando a SGM; e José Armênio de Brito Cruz, Secretário-adjunto de Urbanismo e Licenciamento.

Publicação

22.12.2023

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
25.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo