Em celebração aos 470 anos da cidade de São Paulo (25/01), o Núcleo de Instituições Culturais do Centro Histórico lança o “Passaporte NICHO”, um roteiro cultural pelos icônicos equipamentos culturais da região.
O NICHO é uma iniciativa de líderes da Caixa Cultural, Centro Cultural Banco do Brasil, Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo, Museu da Bolsa do Brasil, Pateo do Collegio e Fundação Theatro Municipal de São Paulo.
Trata-se de propor ações voltadas ao centro de São Paulo por meio do intercâmbio de programações e atividades culturais com o objetivo de potencializar a divulgação desses espaços, atrair público visitante e movimentar os debates em torno dos processos de transformação da cidade.
O passaporte e mapa terão uma tiragem limitada de 100 exemplares, com validade somente para o dia 25. Serão distribuídos gratuitamente no Pateo do Collegio, complexo histórico, cultural e religioso no centro de São Paulo e que sinaliza o local de origem da capital.
O Pateo é o ponto inicial do roteiro proposto, e seu museu estará com visitação gratuita na data, a exemplo de todos os equipamentos culturais do Núcleo de Instituições Culturais do Centro Histórico (veja lista abaixo).
A cada parada do roteiro, o(a) visitante poderá ‘carimbar seu passaporte’ e receber representações em miniatura da arquitetura das fachadas das instituições.
A sede do CAU/SP, na rua Quinze de Novembro, estará aberta ao público das 9 às 17h, com a exposição das premiações “Nós Projetamos o Futuro” e “Nós Construimos o Presente”, que mostram trabalhos de destaque produzidos por estudantes e profissionais de Arquitetura e Urbanismo.
Na mesma data, o CAU/SP também promove, em parceria com a Agência de Notícias das Favelas (ANF) e o Museu das Favelas, o encontro “Favela é o Centro – Moradia Digna como Direito”, com transmissão online (saiba mais neste link).
Confira a lista das instituições integrantes do NICHO e respectivos endereços:
Pateo do Collegio: complexo histórico, cultural e religioso da Companhia de Jesus que resgata a história das origens da cidade de São Paulo.
Praça Pátio do Colégio, 02 – Centro
Museu da Bolsa do Brasil (MUB3): edifício de estilo neoclássico, construído na década de 1940 e que abrigou o pregão viva voz do mercado de ações até 2005.
Rua Quinze de Novembro, 275 – Centro
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB SP): exemplo de arquitetura do início do século XX com espaços para exposições, teatro, cinema, música, auditório para palestras e debates, oficinas educativas e cafeteria.
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro
Caixa Cultural: edifício de 1949 tombado pelo CONPRESP e que abriga práticas artísticas em celebração às culturas brasileiras.
Praça da Sé, 111 – Centro
Sede do CAU/SP: prédio centenário projetado pelo escritório técnico F. P. Ramos de Azevedo & Cia.
Rua Quinze de Novembro, 194 – Centro
Fundação Theatro Municipal: o projeto do teatro é assinado pelo escritório Ramos de Azevedo (1903), com influência dos teatros de ópera da Europa.
Praça Ramos de Azevedo s/n – Centro