AEA/SJCampos assina convênio com a prefeitura para Assistência Técnica Gratuita – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

AEA/SJCampos assina convênio com a prefeitura para Assistência Técnica Gratuita

Publicação

08.08.2013

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

AEA/SJCampos assina convênio com a prefeitura para Assistência Técnica Gratuita

AEA-SJCampos

     Foi assinada nesta terça-feira, dia 06/08, a parceria da AEA/SJCampos com a Prefeitura de São José dos Campos que beneficiará centenas de famílias com a elaboração de projeto arquitetônico, projetos complementares, memoriais descritivo e quantitativo além do acompanhamento técnico das obras de casas para as famílias de baixa renda.

O presidente da AEA/SJCampos, o engenheiro civil Carlos Vilhena, o prefeito de São José dos Campos, Carlinhos Almeida, o secretário de habitação do município, Miguel Sampaio Júnior  e várias outras autoridades da cidade e região estiveram reunidos na tarde desta terça-feira para a solenidade de assinatura do convênio.

Esta parceria contribuirá com famílias de baixa renda que desejam construir uma casa de forma correta, mas não possuem condições financeiras de contratar um profissional. Serão elaboradas plantas de até 70m² para famílias com renda de até seis salários mínimos e tenham somente um imóvel em território nacional.

Vilhena esclarece que esta parceria existe há mais de 20 anos  e neste período mais de 15 mil famílias foram beneficiadas pelo programa, mas que nesta renovação, novos serviços foram agregados. “A AEA/SJCampos tem uma grande preocupação com as questões sociais, principalmente aquelas que envolvem a habitação para as famílias carentes e esta nova parceria permite uma evolução muito grande em nossa possibilidade de contribuir com a sociedade”, diz. Vilhena também revelou que dentro deste novo convênio será possível desenvolver um escritório móvel para levar o programa de plantas populares aos bairros carentes e buscar atender aquele munícipe que inicia sua obra sem um responsável técnico.

O secretário Miguel explica que esta parceria vai dinamizar muito a regularização dos imóveis na cidade e busca beneficiar 500 famílias até o final deste ano. “Com o apoio da AEA/SJCampos, a população de baixa renda terá a oportunidade de ter um acompanhamento técnico na construção de seu imóvel, o que vai contribuir com as condições de habitabilidade de sua residência”, diz

O prefeito Carlinhos Almeida finalizou a solenidade afirmando que a autoconstrução é uma realidade no Brasil e esta parceria é fundamental para garantir  a segurança e as condições de habitabilidade e salubridade dos imóveis em São José dos Campos. “Nós buscamos sempre discutir uma nova legislação que alie o avanço da cidade com a qualidade de vida e a AEA/SJCampos sempre nos ajuda neste debate”, diz.

O Convênio de Assistência Técnica Gratuita – Programa Plantas Populares também contribuirá com o aprimoramento profissional de engenheiros e arquitetos recém-formados no início da carreira profissional, como uma residência em engenharia ou arquitetura, estes profissionais,  serão os responsáveis pelos projetos e direção técnica da obra, sob a orientação de um gestor experiente. Serão, também, responsáveis pelo projeto, pela direção técnica, acompanhamento e fiscalização da obra de ampliação de moradias populares, muros de arrimo e fossas filtro e séptica, quando necessário.

Fonte: AEA/SJCampos

Publicação

08.08.2013

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
29.05.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo