Abrecon orienta sobre descarte irregular de entulho – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Abrecon orienta sobre descarte irregular de entulho

Publicação

12.05.2020

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Abrecon orienta sobre descarte irregular de entulho

O CAU/SP transmite orientações da Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon) sobre a importância do descarte correto de entulhos e divulga diretrizes operacionais frente a pandemia do coronavírus.

O Resíduo da Construção e Demolição (RCD) ou Resíduo da Construção Civil (RCC), conhecido como entulho, é o conjunto de fragmentos ou restos de tijolo, concreto, argamassa, aço, madeira, etc. Ou seja, é todo resíduo gerado no processo construtivo, de reforma, escavação ou demolição.

A acumulação e/ou o descarte incorreto desse material pode trazer prejuízos em todos os níveis para a sociedade, pois além de poluir o meio ambiente, pode levar à enchentes e deslizamentos de construções ou ser um vetor para doenças como dengue, febre amarela e um chamariz de insetos e roedores.

No entanto, os resíduos desses entulhos são predominantemente recicláveis e podem ser reaproveitados para a produção de agregados, poupando dezenas de florestas e reduzindo a taxa de extração de pedras de pedreiras sob arbustos e grandes áreas verdes. Mas além da sustentabilidade, o processo de reciclagem também pode gerar oportunidades de trabalho e de negócio.

Devido aos desafios impostos pelo combate à pandemia do novo coronavírus, a Abrecon criou diretivas operacionais para subsidiar o trabalho das caçambas de entulho e as usinas de reciclagem de RCD.

Clique aqui para fazer o download do material.

Para mais informações sobre a gestão de entulhos e matérias primas sustentáveis para construção, acesse o site da Abrecon.

Da Redação
Publicado em 12/05/2020

 
 
 

Publicação

12.05.2020

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
25.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo