Assistência Técnica, o rapper MV Bill, novas tecnologias e o debate sobre propostas para o Congresso da UIA 2020, além de uma palestra magna com o arquiteto e urbanista Índio da Costa. Essas foram as pautas do terceiro dia da II Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo, organizada pelo CAU/BR, na cidade do Rio de Janeiro, entre 7 e 10 outubro.
Painel Arquitetura e Urbanismo para Todos – Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social
O painel “Arquitetura e Urbanismo para Todos – Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social” teve como debatedores os arquitetos Demetre Anastassakis, responsável pelo projeto do Conjunto da Maré, no Rio de Janeiro; Jorge Mário Jauregui, que fez a urbanização de mais de 20 favelas; e Gilson Paranhos, presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab-DF).
MV Bill: “Construção e mudança da sociedade são feitas em conjunto”
O rapper MV Bill, co-fundador da Central Única das Favelas (CUFA), participou como palestrante da II Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo e falou sobre suas vivências e os desafios do País. MV Bill destacou a importância do diálogo entre os moradores da favela e representantes de vários segmentos da sociedade, entre eles o dos arquitetos e urbanistas. “A construção e mudança da nossa sociedade são feitas em conjunto”, afirmou.
Mesa-redonda “O mundo da transição”
A Arquitetura dialoga com as novas tecnologias que estão mexendo com o cotidiano de nossa sociedade? Parece que não. O impacto já está posto e não há tempo a perder. Essa constatação da mesa-redonda “O mundo da transição”, teve a mediação da arquiteta e urbanista Mirna Cortopassi Lobo e contou com a participação do administrador e escritor Mauro Calliari e do arquiteto e urbanista e professor da UFRGS André Lemos.
Mesa-redonda “Todos os mundos”
A mesa redonda “Todos os mundos”, composta pelo presidente da Comissão Organizadora do UIA 2020 RIO, o arquiteto e urbanista Sérgio Magalhães, e pelos relatores do Congresso, os arquitetos e urbanistas Bete França, Nivaldo Andrade e Margareth Pereira, aprofundou o direcionamento das proposições feitas nas discussões anteriores e ajudou a estabelecer as bases para a condução dos trabalhos da implementação do 27◦ Congresso Mundial de Arquitetos.
Palestra magna – Índio da Costa
Os desafios de um mundo em intensa transformação foram o tema principal da palestra magna realizada pelo arquiteto Luiz Eduardo Índio da Costa na II Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo, no Rio de Janeiro.
Leia mais:
1º Dia: II Conferência do CAU/BR tem palestra magna de Jaime Lerner
Paulo Mendes da Rocha e debate sobre cidades e periferias no 2º dia da II Conferência do CAU/BR
Publicado em 11/10/2017
Daniele Moraes, do Rio de Janeiro/RJ