O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) realizou, nos dias 01 e 02 de agosto, o “Seminário Integrado – CF/CEP/CED”, como parte de uma proposta da gestão do Conselho para aprimorar as respostas à sociedade e aos profissionais, por meio da construção de uma atuação integrada das comissões.
“Este seminário foi composto por fiscais, técnicos e conselheiros de três comissões: a Comissão de Ética e Disciplina (CED-CAU/SP), a Comissão de Exercício Profissional (CEP-CAU/SP) e a Comissão de Fiscalização (CF-CAU/SP). O principal objetivo foi de iniciar um diálogo entre esses setores, para com isso aumentar a produtividade e os fluxos de trabalhos” informa a coordenadora da CEP-CAU/SP, conselheira Renata Ballone.
O conselheiro Eduardo Marconi, coordenador da CF-CAU/SP, ressalta que “o primeiro objetivo foi o de construir a intersetorialidade entre as comissões e, em seguida, consolidar ações, processos, fluxos e procedimentos integrados entre elas”. Para Marconi, essas medidas serão de grande importância para o CAU/SP “ganhar mais celeridade nos processos – e dar mais agilidade nas respostas à sociedade e aos arquitetos da nossa profissão”.
“Nos preocupamos com a quantidade de processos que estávamos recebendo, muitos deles com alguns problemas de procedimento. Em função disso discutimos e decidimos realizar um evento onde pudéssemos trocar ideias entre as nossas comissões para corrigir esses pequenos erros e avançar nos processos que estamos desenvolvendo”, complementa o coordenador da CED-CAU/SP, conselheiro Gilberto Belleza.
Entre os resultados esperados para este trabalho conjunto estão:
- o entendimento unificado entre setores e comissões,
- a consolidação de fluxos e procedimentos,
- o estabelecimento de uma agenda permanente,
- a definição das ações prioritárias para fiscalização,
- a elaboração de um documento oficial para envio ao CAU/BR,
- a formatação de um glossário e uma agenda de eventos,
- a divulgação dos resultados alcançados.
Importância do seminário
Belleza destaca que esta ação mostra, primeiramente, uma preocupação da atual gestão no sentido de fazer com que o próprio Conselho funcione bem. Não só para os seus profissionais, mas também dentro dos processos que ele precisa tramitar. “Houve uma grande discussão onde debatemos questões de fiscalização, RRT, CATE e uma série de pontos que são a essência do nosso Conselho. Buscamos alternativas que possam funcionar melhor tanto para o profissional como para todos nós no próprio Conselho”, explica.
Já a Comissão de Fiscalização buscará, a partir do seminário, aprimorar os seus processos, levantando as informações objetivas de forma prática. “Quando as comissões de Ética e Disciplina e de Exercício Profissional do CAU/SP receberem as informações da Fiscalização, conseguirão interpretá-las a partir das resoluções”, detalha Marconi. Para ele, “é importante consolidar os métodos de gestão e que a gente consiga se transportar e dialogar efetivamente com as outras comissões, entendendo os fluxos e dinâmicas”.
Para Renata Ballone, “será importante efetivar uma agenda de reuniões entre as comissões envolvidas, para podermos implementar as ações de redução do tempo de tramitação dos processos, bem como e a digitalização dos relatos – e entendendo os ritos da Fiscalização”. Para concluir, ela também cita como um aspecto de grande importância a elaboração de um sólido banco de dados compartilhado por todas as comissões e áreas interessadas.