O CAU/SP abriu os trabalhos do projeto “CAU na Cidade” em Mogi das Cruzes e Santo André, entre os dias 5 e 9 de agosto. Com a presença de arquitetos e urbanistas, estudantes, representantes das associações locais de Arquitetura e Engenharia, o evento contou com a participação de lideranças políticas locais.
Até novembro, o Conselho planeja levar a programação de workshops, cursos e palestras para todas as dez cidades em que a autarquia mantém representação regional. Sorocaba será a próxima cidade a sediar o projeto, que pretende envolver não somente os profissionais, mas também os agentes públicos e os demais representantes da sociedade civil.
“Queremos mostrar que o CAU/SP não é somente um órgão fiscalizador, apesar de ser essa a sua função precípua. Queremos mostrar que atua em diversas frentes, como por exemplo, na abertura de frentes de mercado”, comenta Afonso Celso Bueno Monteiro, gerente de Projetos Especiais e Tecnologia do CAU/SP e responsável pela coordenação desta iniciativa.
O gerente acredita que muitos profissionais ainda enxergam o ofício restrito à projeção de residências, sendo que o campo de atuação é muito mais vasto: entre vários outros, mobilidade urbana, acessibilidade, assistência técnica e preservação do patrimônio, todas estas áreas contempladas na programação de cursos e oficinas do “CAU na Cidade”.
Ele destaca que o projeto também é uma oportunidade para a sociedade conhecer a diversidade e importância da profissão de arquitetos e urbanistas. “Na sociedade civil, ainda tem muita gente que confunde arquiteto com engenheiro, que tem pouco conhecimento sobre o que fazemos”.
Esse desconhecimento se estende aos agentes públicos, outro público-alvo do projeto “CAU na Cidade”. Ele lembra que a maioria das prefeituras do Estado de São Paulo ainda não dispõe de pelo menos um arquiteto e urbanista em seu quadro funcional.
Santo André e Mogi das Cruzes
Em Santo André, a abertura do evento ocorreu no dia 05/08. Entre os destaques, a aproximação dos arquitetos e urbanistas, representantes do poder público, sociedade civil e entidades, por meio do fortalecimento das relações institucionais entre o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e o CAU/SP para tratar de assuntos temáticos do cotidiano dos profissionais, tais como mobilidade urbana, ATHIS, patrimônio histórico, BIM, acessibilidade, empreendedorismo, ética e exercício profissional. “Embora seja uma regional compacta em dimensões geográficas, possuímos mais de 3 mil arquitetos e urbanistas ao todo nas sete cidades do Grande ABC com potencial de aumentarem a participação nos debates sobre políticas públicas”.
Com a pauta diversificada, tendo como temas: patrimônio histórico, BIM e empreendedorismo, a atividade recebeu atenção dos profissionais da região, que participaram das atividades e oficinas.
Em Mogi das Cruzes, as ações começaram na manhã do dia 07/08, quarta-feira. A gerente regional Jane Marta da Silva contou que as palestras foram de grande proveito para os participantes, especialmente pelo envolvimento direto dos palestrantes com as mais importantes discussões locais. Segundo a gerente, desta forma, foi possível “abrir o leque de aproximação com as pessoas”. As atividades relacionadas ao tema de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social despertaram significativo interesse.
“O CAU atuou de forma catalisadora promovendo a união de todos os setores”, disse Jane. E como resultado imediato, as primeiras ações pós-evento já estão programadas em Mogi para dar seguimento aos temas tratados nas reuniões. O arquiteto Paulo Sergio Pinhal, um dos participantes, diz ser ” uma oportunidade de troca de experiências entre profissionais, aliado as atualizações tecnológicas e legislação”.
Ações de fiscalização também se compuseram a programação das atividades nas duas cidades. Com destaque para a orientação em condomínios e a realização de uma força tarefa para o esclarecimento de dúvidas.
Publicado em 23/08/2019
Da redação