Profissionais acessaram CAU/SP mais de 72 mil vezes em 2019; cresce uso do e_mail – CAU/SP

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Profissionais acessaram CAU/SP mais de 72 mil vezes em 2019; cresce uso do e_mail

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17.01.2020

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Redação CAU/SP

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Profissionais acessaram CAU/SP mais de 72 mil vezes em 2019; cresce uso do e_mail

O telefone permanece como o principal canal de atendimento dos profissionais arquitetos e urbanistas para procurar o CAU/SP, como mostra o balanço de atendimentos de 2019. Imagem: Pexels.

O CAU/SP realizou mais de 72,6 mil atendimentos no ano passado, considerando todos os canais à disposição dos profissionais: telefone, e_mail, atendimento presencial na sede e escritórios descentralizados, bem como o Portal de Atendimento e Chat.

O número acima também inclui as 3,3 mil coletas biométricas realizadas em 2019, necessárias para a produção da carteira de Identidade Profissional dos arquitetos e urbanistas.

Ainda o canal preferido dos profissionais – o atendimento telefônico foi o canal das mais de 50,6 mil demandas ouvidas pela equipe do CAU/SP (na sede e nos escritórios descentralizados) em 2019, o que representa um leve decréscimo de 3% sobre o total do ano anterior.

Também houve uma pequena redução (4%) nos números do atendimento presencial. Somando as visitas realizadas à sede na capital e nos escritórios descentralizados distribuídos pelo interior, foram 6.230 atendimentos feitos em 2019.

Em compensação, houve um claro aumento na procura do atendimento via e_mail: foram 11.485 atendimentos realizados por este canal, em um acréscimo de 16% sobre o total de 2018.

Até o primeiro trimestre de 2019, o Conselho havia registrado pouco menos de 1.000 atendimentos por meio dos canais Portal e Chat. Após esse período, o atendimento por meio do Portal foi descontinuado, e o atendimento via Chat, migrado para a Central de Atendimento do CAU/BR.

As maiores demandas

Por meio do telefone, e_mail, Portal, chat ou presencialmente, os profissionais procuraram o CAU/SP principalmente para sanar dúvidas ou resolver problemas sobre a emissão de RRT (Registro de Responsabilidade Técnica).

Os dados revelam um montante de 13.676 atendimentos em 2019 a respeito desta matéria no ano passado.

É obrigatório emitir o RRT de uma atividade técnica antes ou durante sua realização. Caso o profissional opte por emitir após a conclusão da atividade, deverá fazer o chamado “RRT Extemporâneo”.

Periodicamente, o CAU/SP, por meio de sua Comissão de Exercício Profissional, tem oferecidos cursos gratuitos que esclarecem dúvidas e orientam sobre a emissão do RRT em suas diversas modalidades. Estes treinamentos são oferecidos na sede da autarquia na capital e em diversas cidades do interior, sendo divulgados com antecedência no site e nas redes sociais.

Também foram produzidos tutoriais em vídeo para auxiliar o profissional a emitir este documento fundamental.

Logo abaixo no ‘ranking’ das demandas mais frequentes surgem as questões sobre o pagamento da anuidade do CAU, com mais de 13 mil atendimentos realizados em 2019.

O Registro de Pessoa Física aparece em terceiro lugar no rol das maiores demandas, com 11.120 demandas. Para exercer legalmente a profissão de arquiteto e urbanista, é necessário, além do diploma de uma instituição de ensino superior de Arquitetura e Urbanismo reconhecida pelo MEC, o Registro de PF no CAU/UF escolhido.

Finalmente, dúvidas e questionamentos sobre a emissão da carteira de Identidade Profissional somaram 7.399 atendimentos no ano passado.

Saiba mais: Tutoriais sobre RRT, RRT Extemporâneo, CAT-A e Registro de Pessoa Jurídica

                      Tira-dúvidas do CAU/BR

 

Publicado em 17/01/2020
Da Redação

 

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17.01.2020

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