Em julho e agosto de 2023, o CAU/SP e a organização da feira CASACOR São Paulo promoveram dois percursos urbano-arquitetônicos, produzidos pelo arquiteto e urbanista André Scarpa e pelo escritório Superbacana+.
Os percursos permitiram aos participantes experimentar a cidade em diferentes escalas e contextos: do Centro Histórico ao espigão da Avenida Paulista; da calçada à cobertura de edifícios; do espaço público a unidades habitacionais, no Copan, por exemplo.
Agora, estes roteiros estão disponíveis em forma de episódios do podcast “Ouvindo Passeios”, também produzido por André Scarpa e o Superbacana+.
Durante os episódios, Scarpa, responsável pelo roteiro e narração, percorre e comenta diversos pontos da cidade de importância histórica e arquitetônica.
Ouça os episódios disponíveis:
Percurso Avenida Paulista: Clique aqui para ouvir o episódio
Este percurso começa na Avenida Paulista entre a avenida Angélica e a Consolação. O passeio termina em frente ao edifício Pauliceia, junto ao cruzamento da Paulista com a alameda Campinas.
“É importante lembrar que na década de 70 a Paulista sofreu um alargamento: ela ganhou mais 10 metros de cada lado, ou seja, ela comeu os recuos frontais que os prédios já implantados na avenida até aquela época tinham”, comenta Scarpa durante o episódio.
A duração deste episódio é de 53:37 minutos.
Percurso Centro de São Paulo: Clique aqui para ouvir o episódio
Este roteiro começa na sede do CAU/SP no Centro Histórico (rua XV de Novembro 194), segue até o Vale do Anhangabaú, percorre uma série de marcos da região central, e finaliza no edifício Copan.
“O edifício, também chamado XV de Novembro, foi projetado pelo escritório de Ramos de Azevedo em 1920. O arquiteto é autor de projetos importantes, com o Theatro Municipal. O edifício foi sede do Banco Português do Brasil em São Paulo, e o CAU SP, anteriormente sediado no edifício CBI Esplanada –onde também vamos passar durante este passeio–, adquiriu o prédio e lançou um concurso público para a sua reforma”, esclarece o arquiteto e fotógrafo durante o podcast, fazendo referência à nova sede do CAU.
A duração deste episódio é de 46:35 minutos.