“Existem evidências de que um ambiente escolar bem projetado, bem cuidado, confortável e funcional estimula a aprendizagem dos alunos. Alguns estudos apontam uma melhoria de 25% no desempenho em Matemática e linguagem”. A declaração da arquiteta e urbanista Doris Kowaltowkski sintetiza uma das ideias centrais da matéria de capa publicada na edição #17 da Móbile – a revista do CAU/SP.
Recordando a herança modernista e abordando as novas linhas da pedagogia, o texto traz a opinião de especialistas e profissionais empenhados em transformar o ensino com o auxílio de novas concepções arquitetônicas.
Leia a versão digital da Móbile #17
Na seção “Bate-papo”, Ruy Ohtake enfatiza o valor da ousadia e do “fazer”.
“As nossas cidades e a nossa Arquitetura vão se desenvolvendo com o tempo e nesse desenvolvimento a participação da ousadia é fundamental. Tem que ousar e fazer a vanguarda”, declara o autor de projetos icônicos, a exemplo do Instituto Tomie Ohtake (2001).
Na entrevista, Ohtake comenta ainda as influências de Vilanova Artigas e Oscar Niemeyer, e seu interesse por design – o que levou à produção da peça que recebeu o prêmio internacional “Red Dot Award”.
Fabricia Zulin e Mariana Estevão, na seção “Em Debate”, discutem a importância da assistência técnica em habitação de interesse social no contexto do déficit habitacional brasileiro.
Em seu artigo, Estevão pondera que “as construções informais não podem ser criminalizadas sem que sejam oferecidas opções de acesso aos recursos humanos e financeiros”. Para Zulin, “o predomínio de obras irregulares distancia ainda os profissionais da demanda por Athis”.
A seção “Concurso” apresenta os projetos vencedores e menções honrosas para o Centro Administrativo de Ribeirão Preto, que deve ocupar um terreno de 106 mil metros quadrados e abrigar a sede de todos os órgãos e entidades administrativas municipais.
Em “Arquitetura no Mundo”, a discussão das experiências pioneiras em capitais europeias e latino-americanas no uso de ciclofaixas.
Confira os demais destaques:
- Inovação e empreendedorismo: governo e iniciativa privada lançam bibliotecas para BIM;
- Regionais: as principais atividades desenvolvidas pelos escritórios descentralizados do CAU/SP;
- Institucional: a reestruturação organizacional do Conselho;
- Parcerias: como o CAU/SP usa as chamadas públicas para fomentar a Arquitetura e Urbanismo;
- Internacional: Seminário reúne especialistas de diversos países em torno dos temas do ensino e da mobilidade profissional;
- UIA2020: Arquitetura social e cidades para pessoas;
- Ouvidoria: a importância do ensino presencial;
- Ponto de Vista: espaços de uso coletivo e o conflito público-privado.
Publicado em 01/08/2019
Da Redação