A arquiteta e urbanista Patrícia Sarquis Herden, de Santa Catarina, será a nova presidente do CAU/BR pelos próximos três anos. A eleição ocorreu na 144ª Reunião Plenária Ordinária do CAU/BR, nesta quinta-feira, 18/01, a primeira da gestão eleita para o mandato 2024-2026.
“Nossa escolha representa a capacidade de unir os profissionais. Entender que temos mais coisas que nos unem que nos distanciam. Um CAU realmente coletivo para todos os profissionais”, afirmou.
“Nossa Presidência será coletiva, pugnando pela efetiva descentralização do CAU e garantindo o espaço de todos que se fazem representar aqui neste colegiado. Temos a oportunidade de mudar a imagem do nosso conselho. Como disse o escritor Ailton Krenak: o amanhã não está à venda. O CAU não está à venda.”
Patrícia foi eleita com 14 votos dos 28 conselheiros federais. O conselheiro José Jefferson de Sousa (RN), que também concorreu à Presidência, e recebeu 13 votos. Houve uma abstenção.
Ex-presidente do CAU/SC (2021-2023), a nova presidente do CAU/BR é empresária do setor da Tecnologia da Informação. É consultora da indústria da Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) em adoção e gestão BIM (Building Information Modeling), tem MBA em Plataforma BIM e especialização em Arquitetura de Interiores.
Suas propostas estão estruturadas em quatro eixos: valorização profissional; diálogo e orientação; Arquitetura e Urbanismo para todos; e gestão eficiente, democrática e transparente.
“Nosso objetivo é oferecer mais serviços por meio do SICCAU [Sistema de Informação e Comunicação do CAU], como banco de talentos, capacitação, caixa de assistência, cooperativa de crédito, assessoria jurídica, contábil e câmaras temáticas para conduzir a discussão em fóruns profissionais”, disse.
Patrícia também relembrou as conquistas dos ex-presidentes e ressaltou a importância das entidades nacionais de arquitetos e urbanistas na criação do Conselho. “Nessa primeira década de CAU, vencemos grandes desafios, graças aos conselheiros que se dedicaram e permitiram que nós chegássemos aqui hoje com um CAU mais forte”, afirmou.
Fonte: CAU/BR