Confira a apresentação da nova política de relações institucionais do CAU/SP durante a reunião plenária do dia 31 de outubro.
A Plenária do CAU/SP aprovou na reunião da última quinta-feira (31), a nova política de relações institucionais da autarquia, com o objetivo de garantir transparência e efetividade aos processos de relacionamentos do Conselho com outras organizações.
Entre as principais novidades, a nova política de relações institucionais estabelece as modalidades de ações a serem firmadas com parceiros, tais como as relações estratégicas, os apoios sem transferência de recursos, o apoio a processos seletivos de interesse, o oferecimento de palestras, a coorganização de eventos, o programa de benefícios, representações institucionais e o patrocínio.
O Conselho ainda vai elaborar um normativo próprio para a modalidade de ação que trata de eventos que poderão ser patrocinados total ou parcialmente, com a contrapartida de fortalecer a visibilidade do Conselho e promover a Arquitetura e Urbanismo.
“A Comissão de Relações Institucionais (CRI-CAU/SP) vai se debruçar sobre a proposição de um normativo próprio para patrocínio que obedeça à Resolução já existente do CAU/BR [a Resolução n° 94], mas que possa trazer elementos e particularidades que facilitem a execução desta modalidade“, esclareceu o Coordenador da CRI-CAU/SP, o conselheiro Rafael Ambrosio.
O Conselho ainda manteve sua política de apoio à divulgação de feiras, cursos e palestras entre outros, bem como a eventual cessão não-onerosa de espaços do CAU/SP para estes eventos.
Também formalizou a divulgação de processos seletivos de instituições de ensino, desde que com registro do Ministério da Educação.
Outra modalidade de ação institucional definida foi a “coorganização de eventos”, em que o CAU/SP poderá ceder “materiais, serviços e infraestrutura” que viabilizem a realização de uma atividade de interesse.
Esta nova política ainda cria o conceito de ‘ações de relações institucionais estratégicas do CAU/SP”, permitindo a celebração de acordos com pessoas de direito jurídico público e privado (sem fins lucrativos), com movimentos sociais, e inclusive organizações internacionais sem fins lucrativos.
Embora o Conselho já tenha feitos acordos de parceria com diversas instituições, este documento organiza, de forma sistemática, os fluxos e diretrizes das ações institucionais.
Em busca de novos públicos e atores
Um dos objetivos mais importantes desta nova política é tirar o Conselho de uma postura passiva para uma postura ativa de ações institucionais.
Caberá, portanto, à CRI-CAU/SP, e por meio de sua Assessoria de Relações Institucionais, “mapear e identificar os públicos e parceiros com os quais o CAU/SP deseja estabelecer parcerias institucionais”.
Confira as diretrizes da nova política institucional do CAU/SP:
- Promover a valorização da Arquitetura e Urbanismo e dos(as) profissionais;
- Promover parcerias estratégicas;
- Ampliar a visibilidade do CAU/SP;
- Apoiar o estudante e as instituições de ensino de Arquitetura e Urbanismo;
- Mapear e identificar públicos e atores;
- Buscar ativamente e estabelecer parcerias estratégicas.
Saiba mais: Clique aqui para conferir a minuta da nova política institucional