Para marcar o aniversário de 30 anos de um dos principais projetos de Oscar Niemeyer (1907-2012) na capital paulista, a nova edição da revista do CAU/SP traz um texto detalhado sobre o complexo do Memorial da América Latina e seus grandes espaços: o auditório Simón Bolívar, o Pavilhão da Criatividade, o Parlatino, a Biblioteca Victor Civita, entre tantos outros, que há décadas dominam a paisagem do bairro paulistano da Barra Funda.
Na seção “Em Debate”, os arquitetos e urbanistas convidados Rosemeiry Leite, Carlos Leite e Lincoln Paiva abordam o tema da mobilidade urbana sustentável baseada no conceito da ‘caminhabilidade’, em que infraestrutura, vegetação e segurança, entre outros elementos, se alinham para tornar a cidade mais favorável aos deslocamentos a pé.
Fernando Brandão abriu o primeiro escritório brasileiro de Arquitetura e Urbanismo na China há sete anos, e compartilha essa experiência nas seis páginas da seção “Bate-Papo” desta edição.
Na seção “Arquitetura do Mundo”, bibliotecas da Europa, da China e dos Estados Unidos, sem esquecer do Gabinete Real de Leitura no Rio de Janeiro, sãos as protagonistas, entre projetos clássicos do século 17 e 18, e obras contemporâneas.
Confira os demais destaques da edição #18, que chega nos próximos dias às mãos dos arquitetos e urbanistas registrados no CAU/SP:
- Concurso: os projetos para a sede da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba;
- Ensino e Formação: o veto ao registro dos egressos de cursos na modalidade Ensino a Distância;
- Exercício Profissional: os elementos essenciais de uma proposta comercial;
- Especial: poder feminino e a busca por representatividade;
- Inovação e empreendedorismo: a ‘arquitetura de emergência’ de Maria Archer Graell;
- Ouvidoria: o Conselho deve estar sempre disposto a ouvir os arquitetos e urbanistas;
- Ponto de Vista: a lembrança de Benedito Lima de Toledo (1934-2019).
Publicado em 31/10/2019
Da Redação