A motivação para a elaboração deste livro é urgente e nobre. É sabido que, no Brasil, a administração pública carece de projeto, estrutura, instrumentos e recursos humanos e financeiros. Na área da cultura e, especialmente, no campo da preservação cultural, esse drama é ainda maior.
A urgência e a emergência se reafirmam dia a dia, sempre que perdemos um museu, uma edificação, um parque, rios, acervos, saberes, memórias e vidas. São chamas e tragédias que destroem e ferem a alma.
Este conteúdo visa sensibilizar governos, gestores públicos e a população sobre o papel e a importância da preservação do patrimônio cultural em sua diversidade e abrangência e seu impacto socioeconômico como componente imprescindível ao desenvolvimento sustentável.
O Manual de Orientações às Políticas Municipais de Patrimônio Cultural busca também auxiliar na qualificação e atualização dos conselhos de patrimônio cultural já existentes, assim como incentivar a implantação de estruturas e instrumentos municipais de preservação cultural que tenham condições de conduzir uma política integrada de patrimônio cultural.
Faça o download preenchendo o formulário abaixo e receba em seu e-mail a publicação completa.