I Seminário Nacional de Ética de Arquitetura e Urbanismo – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

I Seminário Nacional de Ética de Arquitetura e Urbanismo

Publicação

18.06.2013

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

I Seminário Nacional de Ética de Arquitetura e Urbanismo

Nos dias 21 e 22 de junho, o CAU/BR realizará o I Seminário Nacional de Ética de Arquitetura e Urbanismo, em Brasília/DF, quando será debatida a minuta do Código de Ética e Disciplina, que deverá ser aprovado em julho. Essa minuta, elaborada pela Comissão de Ética e Disciplina do CAU/BR, com consultoria do arquiteto e urbanista João Honório de Mello Filho, foi discutida em seminários regionais, em que os CAU/UF apresentaram suas contribuições.

O Código de Ética do CAU/BR está previsto na Lei 12.378/2010. Assim, quando aprovado, terá força de lei e um instrumento de fundamental importância para a defesa da profissão e da sociedade. Será a primeira vez que os arquitetos e urbanistas terão parâmetros claros de conduta profissional.

Segundo o coordenador da Comissão de Ética e Disciplina do CAU/SP, Conselheiro Nilson Ghirardello, o Código de Ética dos Arquitetos e Urbanistas é fundamental. “Até hoje, na lei que cria o CAU, temos apenas alguns artigos que tratam da ética. Precisamos de um documento mais denso e amplo sobre a questão, que é da maior importância para os profissionais arquitetos e urbanistas e também para todos os cidadãos”, diz.

Para Nilson, é importante ressaltar que a profissão do arquiteto e urbanista lida com ações que eventualmente podem colocar em risco a vida das pessoas, caso o trabalho não seja feito de forma adequada. “Mais que uma questão moral, dado fundamental, o fato é que a boa prática da profissão é necessária para todos os usuários dos espaços produzidos pelos arquitetos e urbanistas”, afirma Nilson.

Fonte: CAU/BR com informações da redação

Publicação

18.06.2013

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
29.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo