Nos últimos meses, a Fiscalização do CAU/ SP deu início a uma série de ações na rua que visa a realização de vistorias e fiscalização de rotina pelo interior do Estado.
A ideia é que as ações sejam inicialmente realizadas em conjunto com os conselheiros membros da Comissão de Fiscalização para que sejam traçados diagnósticos das necessidades individualizadas de fiscalização e da implementação dos planos de Ação da CF mais indicados para cada região.
No início de maio, a equipe de fiscais do Conselho em Praia Grande a fim de realizar a ação obras em andamento na região centro-sul do município. Foram fiscalizadas 14 obras no dia e os primeiros diagnósticos apontam problemas como a ausência de informações sobre os responsáveis técnicos pelas obras vistoriadas na região.
No dia 22, a equipe se deslocou para Presidente Prudente. Devido às características regionais, a ação desta vez se voltou para a orientação e fiscalização de condomínios do município, como parte do projeto “Síndico Consciente”.
Na ação foram visitadas administradoras de condomínios, condomínios horizontais e verticais. Também foram identificadas duas obras em andamento, que receberam diligência realizada pela equipe de fiscais.
O objetivo principal foi orientar os responsáveis pelos condomínios sobre os procedimentos legais para a realização de obras, buscando garantir a segurança de todos os envolvidos e da sociedade.
Também foram tratados temas como a importância da indicação das responsabilidades técnicas e da apresentação dos RRTs correspondentes, seu preenchimento correto, as atribuições do profissional arquiteto e urbanista, bem como o cumprimento da norma técnica NBR 16.280 que trata de reforma em edificações.
Publicado em 12/07/2019
Da Redação