![Um sobrado desabou no início da tarde de sábado, 22, em Mauá, na Região Metropolitana de São Paulo.](https://causp.gov.br/wp-content/uploads/2020/08/Mau_02.jpg)
Dois desabamentos ocorridos no mês de agosto, um de uma caixa d’água e outro um sobrado, nas cidades de Diadema e Mauá, na Grande São Paulo, foram alvo de ações das equipes de fiscalização do CAU/SP recentemente.
Um imóvel de dois andares desabou no início da tarde do dia 22/08 no bairro Jardim Itapark em Mauá. Conforme notícias publicadas na imprensa local, o sobrado estava desocupado e não houve registro de feridos.
A Fiscalização do CAU/SP esteve no local no dia 24 pela manhã e realizou o registro fotográfico e a coleta de informações iniciais.
Já a estrutura de uma caixa d’água caiu no domingo, 23/08, durante uma operação de demolição realizada por uma empresa contratada pelo CDHU no bairro Serraria em Diadema, segundo notícias publicadas na imprensa. Igualmente, não houve vítimas no incidente.
A Fiscalização esteve no local na segunda-feira, dia 24/08, e realizou também o registro fotográfico e a coleta de informações iniciais. Em ambos os casos, são aguardados os resultados de laudos técnicos de perícia para verificação das causas dos acidentes e até o momento não foram identificados profissionais arquitetos e urbanistas envolvidos. O Conselho segue no aguardo dos laudos e para finalização das apurações.
Nas vistorias ‘in loco’, a equipe de fiscais do Conselho averígua a presença de responsável técnico habilitado nas atividades de projeto e execução. Caso seja identificada alguma irregularidade referente ao exercício profissional, é emitida ‘Notificação Preventiva’, que pode levar à sanções.
![](https://causp.gov.br/wp-content/uploads/2020/08/Diadema_01.jpg)
Publicado em 27/08/2020
Da Redação