Em debate na sede do CAU/SP, palestrante destaca a diversidade da arquitetura africana – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Em debate na sede do CAU/SP, palestrante destaca a diversidade da arquitetura africana

Publicação

16.07.2024

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Em debate na sede do CAU/SP, palestrante destaca a diversidade da arquitetura africana

 

#PraCegoVer
Salão com um banner do CAU São Paulo ao fundo.
Uma plateia composta por algumas dezenas de pessoas assiste uma palestrante de pé em frente ao banner.

“A África não é algo único na Arquitetura. Não somos todos iguais. Somos muito diversos”.

Este foi um dos temas centrais da intervenção da arquiteta angolana Ângela Mingas, que foi convidada a falar na sede do CAU/SP no último sábado, 13/07.

Um grupo de arquitetos e urbanistas enfrentou o frio paulistano e se reuniu no espaço Janete Costa, no térreo do prédio centenário do Conselho, para ouvir a colega africana, referência mundial no tema e Diretora do Centro de Estudos e de Investigação Cientifica de Arquitectura (CEICA), da Universidade Lusíada de Angola.

Mingas pontuou que a arquitetura africana é ampla e diversa – envolvendo noções de povos originários, de comunidades que migraram e se consolidaram na África, de africanos diaspóricos que mudaram para outras áreas do planeta, ou que vieram de outras diásporas e se estabeleceram há muitos milhares de anos no continente africano.

Ela também manifestou a importância da preservação do patrimônio arquitetônico, e apontou para a transformações em seu país com a entrada de capital estrangeiro.

A palestra também serviu para alimentar o debate sobre temas afins.

O debatedor convidado, o arquiteto e urbanista Pérès Songbe, Mestrando em Arquitetura e Urbanismo pela FAU USP, salientou a importância da Educação no compartilhamento deste conhecimento.

“Precisamos aplicar e compartilhar o conhecimento que produzimos juntos. Criar espaços próprios, não ficarmos esperando que muitas pessoas façam e utilizem essas tecnologias e ideias”, afirmou.

“É muito importante sermos os protagonistas. E é o convite que deixo aqui para vocês”.

Na abertura do evento, a vice-presidente do CAU/SP Andreia de Almeida Ortolani estacou a necessidade de estruturação de mais dados, levantamentos e informações sobre a situação e a realidade das arquitetas e arquitetos negros no Brasil e no mundo.

A conselheira Melyssa Maila de Lima Santos, Coordenadora da Comissão de Políticas Afirmativas (CPAF – CAU/SP), resgatou a origem e o trabalho desta comissão, bem como o compromisso do Conselho com o tema.

Esta palestra, um evento inédito na história do CAU/SP, contou a com a mediação de Joana D’arc de Oliveira, Doutora e Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP).

Em breve, novos materiais e conteúdos relacionados ao encontro deverão ser produzidos e compartilhados pelo CAU/SP. Acompanhe nossas redes e site!

 

 

Publicação

16.07.2024

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
23.07.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo