Em uma série de vídeos já disponíveis em seu canal no site YouTube, o CAU/SP apresenta depoimentos de profissionais arquitetos e urbanistas sobre a importância do ensino presencial na formação na área.
Nesta edição, o arquiteto e urbanista Ruy Ohtake, autor dos projetos do Hotel Unique (2003) e do Instituto Cultural Tomie Ohtake (2001), reafirma a importância da prática do desenho para a formação profissional.
“Hoje tem recursos para substituir aula por Skype, Internet, mas tem uma coisa muito importante na Arquitetura, que é o projeto, o desenho”, pondera.
“O desenho, cada um tem que exercitar (…). Não é assistindo, não é vendo computador, ou só assistindo palestra, só palestra. Tem que exercitar a mão”.
Em março, uma deliberação do Plenário do CAU/BR decidiu que os CAU/UF não devem registrar egressos de cursos de Arquitetura e Urbanismo realizados na modalidade a distância.
O CAU/SP notifica que a Deliberação Plenária DPOBR Nº 0088-01/2019 do CAU/BR, que deliberou a decisão de recusar a concessão do registro profissional, pelos CAU/UF, aos egressos de cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo realizados na modalidade de ensino à distância – EAD está suspensa por decisão judicial no âmbito do Processo nº. 1014370-20.2019.4.01.3400, que tramita na 17ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do DF.
Confira abaixo a íntegra do depoimento de Ruy Ohtake.
Saiba mais:
Em artigo, CAU/BR defende ensino presencial em Arquitetura e Urbanismo
CAU/SP lança campanha sobre importância do ensino presencial em Arquitetura e Urbanismo
CAU/BR decide por recusa de registro profissional a egressos dos cursos por Ensino a Distância
Publicado em 13/06/2019; atualizada em 18/11/2020.
Da Redação