No dia 10 de outubro de 2023, os mais de 200.000 arquitetos e urbanistas brasileiros vão escolher seus representantes no CAU Brasil e nos CAU/UF para a gestão 2024/2026.
As atividades relacionadas às Eleições do CAU 2023 começam no dia 01 de janeiro, com a campanha para a atualização dos dados dos profissionais, para que todos possam participar da votação e igualmente terem condições de se candidatar. O prazo para conclusão da atualização dos cadastros é 31 de janeiro.
Ao acessar o SICCAU, o sistema apresentará a mensagem abaixo solicitando que o(a) profissional realize a atualização dos seus dados cadastrais.
Ao clicar no link “Clique aqui”, o sistema irá redirecionar para a tela inicial do SICCAU antigo. O(a) profissional/empresa deverá clicar no botão “Confirmar dados” para realizar a atualização cadastral.
A participação nas eleições do CAU é essencial para os profissionais de Arquitetura e Urbanismo poderem colaborar e influenciar nas decisões de seu Conselho, em especial como conselheiros federais ou estaduais, caso se candidatem e sejam eleitos.
Também em janeiro, o Plenário do CAU Brasil vai definir os membros da Comissão Eleitoral Nacional, que será responsável pela condução de todo o processo de escolha dos novos conselheiros.
Em junho, haverá uma reunião nacional com as Comissões Eleitorais dos CAU/UF para explicar as regras do pleito e dirimir dúvidas quanto ao registro de candidaturas e à votação em cada estado.
O Calendário das Eleições do CAU foi aprovado pelos conselheiros federais durante a 129ª Reunião Plenária Ordinária do CAU Brasil, nos dia 20 de outubro.
Confira o Calendário das Eleições do CAU 2023
O Regulamento Eleitoral do CAU 2023 já havia sido aprovado na Reunião Plenária anterior, em setembro. A principal novidade para o próximo pleito será a introdução de um sistema de cotas de diversidade dentro das chapas candidatas.
Veja o Regulamento Eleitoral do CAU 2023
Publicado em 02/01/2023
Fonte: CAU/BR