Os desafios de inclusão de profissionais de Arquitetura e Urbanismo com deficiência auditiva no mercado de trabalho, desde a fase inicial de estágios, foram tema central da reunião realizada em 19/06, na sede do CAU/SP, na capital paulista.
Na ocasião, o Presidente do Conselho e o coordenador da Comissão de Ensino e Formação, Jose Roberto Geraldine Junior e José Antonio Lanchotti, respectivamente, receberam Tiago Takano Maeda e Pedro Maeda.
Tiago é arquiteto e urbanista, e procurou o Conselho em busca de informações sobre a utilização de licenças de programas de informática aplicada a Arquitetura.
Convidado para uma audiência com o Presidente, o profissional expôs as barreiras e dificuldades existentes no dia a dia de trabalho de pelo menos mais de 200 arquitetos e urbanistas que se articulam em um grupo – todos com deficiência auditiva.
“Estamos muito satisfeitos com a disposição da Presidência do CAU/SP em colocar esse assunto como prioridade”, destacou Pedro Maeda, pai de Tiago.
O conselheiro Lanchoti ressaltou a importância da discussão e a necessidade, a ser encabeçada pelo Conselho paulista, de levar tais demandas também ao CAU/BR para que o debate possa se transformar em ações em nível nacional.
“Agradecemos a iniciativa de nos procurara e nos comprometemos a fomentar essa discussão para a inclusão de todos”, concluiu Geraldine.
Publicado em 28/06/2019
Da Redação