O CAU/SP concedeu, no último dia 21, menção honrosa aos cinco projetos pedagógicos selecionados no âmbito do edital “Boas Práticas no Ensino e Formação em Arquitetura e Urbanismo”.
Os trabalhos foram avaliados por uma comissão técnica formada por conselheiros da Comissão de Ensino e Formação, com base nos critérios de interdisciplinaridade, inovação e criatividade, destaques pedagógicos, resultados obtidos, e de coerência entre a proposta pedagógica e os produtos.
O edital foi lançado com o objetivo de selecionar e reconhecer os trabalhos desenvolvidos nas instituições de ensino superior no Estado de São Paulo.
Os docentes responsáveis pelas “boas práticas” receberam o certificado durante o II Seminário Nacional sobre Ensino e Formação – SENASEF, integrante da Semana de Arquitetura e Urbanismo do CAU/SP, realizado na capital paulista.
Clique nos links abaixo para ter acesso ao relatório detalhado de cada prática de ensino:
Escola: Universidade de São Paulo – USP
Nome do docente: Rafael Antonio Cunha Perrone
Descrição: “A proposta da disciplina foi de reunir, num só programa, as disciplinas de diversas áreas do Departamento (Projeto, Planejamento, Desenho Industrial, Paisagismo e Programação visual). Ela teve o encargo de construir um programa para o ensino dos fundamentos, que retomasse a visão integradora da noção de projeto, a qual sempre norteou a formação dos alunos da escola.”
2) Arquitetura Urbana a partir da matriz pública proposta;
Escola: Universidade Presbiteriana Mackenzie – MACKENZIE
Nome do docente: Lizete Maria Rubano e Antonio Fabiano Junior
Descrição: “Reflexão crítica e propositiva pelo projeto – projeto de desenho urbano e de arquitetura pública – sobre a complexidade do(s) território(s) da cidade (maneira de uso, experiência, apropriação e forma urbana) por meio de fundamentação de questões percebidas empírica e amparadas teoricamente, a partir da identificação de temáticas provenientes da área de estudo e experimentação projetual que representam alguns dos desafios sociais e territoriais contemporâneos da metrópole”.
3) Jogos para aprender Arquitetura;
Escola: Universidade Paulista – UNIP
Nome do docente: César Augusto Sartorelli
Descrição: “A proposta pedagógica propôs a criação de jogos de tabuleiro como design de interação, que permita a fixação de conteúdos e a transmissão de conhecimentos sobre história da Arquitetura para uso em sala de aula e para atividades futuras e extensão cultural à comunidade externa à Universidade.”
Escola: Centro Universitário FACENS – FACENS
Nome do docente: Giovanna T. Novellini Brígitte
Descrição: “O objetivo principal desta proposta pedagógica é estimular competências cognitivas, intrapessoais e interpessoais, através de aprendizagem significativa.”
5) Detalhes construtivos em madeira – Bases para o projeto de edificações em madeira;
Escola: Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP
Nome do docente:Mônica Duarte Aprilanti
Descrição: ” Com o objetivo de explorar a utilização da madeira como material construtivo e suas aplicações em projetos, os alunos da disciplina eletiva ‘Bases para o Projeto de Edificações em Madeira’ pesquisaram casos de arquitetura contemporânea a fim de selecionar exemplos de obras construídas em sistemas e tecnologias diversas.”
Atualizado em 29/11/2019
Da Redação