O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo realizará um concurso público para a seleção de projeto arquitetônico de interiores e modernização da sede própria da autarquia. Uma Comissão Temporária de concurso para adequação da sede própria (CTCAS) foi criada pelo plenário do CAU/SP, em 30/07, e será a responsável por elaborar a minuta do Edital.
A nova sede do CAU/SP deverá oferecer um projeto executivo completo – uma vez que a gestão do edifício é inteiramente do Conselho. Além de seguir regras e normas de preservação, já que a fachada e a ambiência do pavimento térreo do imóvel são tombados como Patrimônio Histórico, bem como adotadas medidas de segurança e saúde para edifícios corporativos, devido ao cenário de pandemia do coronavírus (Covid 19).
Segundo o Presidente do CAU/SP, José Roberto Geraldine Junior, “a realização deste concurso garantirá, dentro de determinações legais e programáticas, uma grande variedade e liberdade de propostas, que serão escolhidas por meio de uma comissão julgadora composta por profissionais de reconhecida capacidade, que serão apontados pela Comissão”.
A CTCAS terá como foco principal elaborar e desenvolver o Plano de Ação para a criação e lançamento deste concurso nos próximos meses e é composta pelos Conselheiros Silvana Cambiaghi (Coordenadora); Delcimar Marques Teodozio (coordenadora-adjunta); Cassia Regina Carvalho de Magaldi; Edson Jorge Elito; José Antonio Lanchoti; Marcos Cartum; Marcelo Martins Barrachi; e pelos membros convidados: Rogério Batagliese; Pierina Piemonte de Bermejo; e Affonso Risi Junior.
Atualmente, sob regime de teletrabalho temporário, o Conselho está sediado em um imóvel alugado na região central de São Paulo. O espaço atual é insuficiente para o funcionamento adequado da autarquia, sendo necessária a locação recorrente de espaços externos para a realização de reuniões, eventos regulares e extraordinários.
A nova sede, adquirida em dezembro de 2019, receberá o mobiliário com um layout temporário, desenvolvido por um Grupo de Trabalho formado por funcionários arquitetos, de forma a reduzir os custos com locação. Assim, futuramente, o espaço será reformado e modernizado, de acordo com o projeto selecionado pelo concurso público.
Publicado em 31/07/2020
Da Redação