Uma parte fundamental do trabalho desenvolvido pelo CAU/SP é realizado por meio de suas Comissões Permanentes e Especiais, compostas por conselheiros que discutem e apontam ações para o Conselho.
As Comissões dão suporte ao CAU/SP em questões administrativas, de ética e disciplina, de regulamentação, de aperfeiçoamento profissional e de âmbito institucional.
Um dos principais eventos promovidos pelo CAU/SP neste ano foi organizado justamente por uma Comissão especialmente criada para a 2ª Conferência Estadual de Arquitetos e Urbanistas.
Realizada em novembro, a Conferência foi um fórum importante de debate para aprimorar a atuação do Conselho, não somente em relação aos arquitetos e urbanistas, mas também para a sociedade de forma ampla. Ensino e Formação, a Resolução Nº51, a necessidade do projeto completo em licitações públicos, todos foram temas que mobilizaram os participantes nos onze encontros regionais preparatórios e no evento principal.
A prática da chamada “Reserva Técnica” foi outro dos temas controversos da Conferência e mereceu atenção de uma outra Comissão, criada especificamente para aprimorar o trabalho de Fiscalização do Conselho.
A Comissão Especial de Conceituação da Fiscalização ressalta a importância de uma divulgação ampla do Código de Ética do CAU/BR, justamente para conscientizar profissionais e estudantes contra essa prática.
Duas Comissões Permanentes tratam de questões de exercício e ética e disciplina profissional.
A análise da documentação pertinente à atividade é a principal tarefa da Comissão Permanente de Exercício Profissional, que também encaminha os processos com possíveis infrações ao Código de Ética às instâncias apropriadas do Conselho.
Essa Comissão estabelece como diretriz a discussão e resolução dos processos com a maior brevidade possível.
Na Comissão Permanente de Ética e Disciplina, que julga os casos de transgressão do Código de Ética do CAU, há uma preocupação semelhante de melhorar a resolução de conflitos.
Essa instância do CAU/SP passou a incluir as audiências de conciliação para tentar reduzir a quantidade de processos ético-disciplinares abertos e debate formas propositivas de evitar esses conflitos: contratos mal elaborados, que geram dissensões entre profissionais e clientes, estão entre os temas debatidos dentro da Comissão.
Foi criada neste ano, uma Comissão Especial para tratar dos assuntos de Comunicação para tratar da divulgação do Conselho e sua relação com os diversos interlocutores.
Tendo por foco a imagem institucional da autarquia, os integrantes contribuem para fortalecer a imagem do Conselho.
Publicado em 28/12/2015
Da Redação